Geral

Águas de março: Previsão indica que volume de chuva em MS será menor neste mês

Temperatura também deve diminuir



(Foto: arquivo/Henrique Arakaki/Midiamax)




As condições meteorológicas previstas para o mês de março em MS são de menos chuva e leve queda na temperatura, na máxima e na mínima, de acordo com análise do Centec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS).

Segundo a previsão, março deve ter menos chuvas em todas as regiões, com variação do acumulado entre 75 a 110 milímetros. Historicamente, durante este mês,costuma chover entre 150 a 175 milímetros (acumulado), principalmente nas regiões norte e nordeste de MS, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

O mapa de anomalia de precipitação prevista pelo modelo internacional CFSv2/NOAA (veja imagem) mostra que as chuvas poderão ficar abaixo da média em todo o Estado, especialmente nas regiões central, noroeste e norte, representado pela coloração amarela.

Já as temperaturas também devem ficar abaixo da média durante este mês. Espera-se variação entre 18°C (mínima) e 31,5°C (máxima). Porém, a estatística aponta que em março os termômetros costumam marcar entre 20°C (mínima) e 33°C (máxima).

O mapa de anomalia de temperatura também prevista pelo modelo CFSv2/NOAA (veja imagem) mostra que as temperaturas tendem se encontrar em até 1,5°C (coloração azul do mapa) abaixo da média em grande parte do Estado. Exceto nas regiões extremo sudoeste e extremo nordeste, em que as temperaturas poderão apresentar dentro da média.

(Com informações da assessoria)