29 de Março de 2024 | 01:17
Campo Grande
-->
Noticia de: 26 de Abril de 2018 - 09:20
Fonte A - A+

Prefeitura de Ribas intensifica auxílio aos moradores em situação de rua

No CREAS eles tomam banho, recebem alimentação e trocas de roupas

A prefeitura de Ribas do Rio Pardo, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) passou a intensificar as ações para melhorar a qualidade de vida dos moradores em situação de rua da cidade.

Segundo o educador social e responsável pela abordagem dos moradores de rua, Filip Teixeira, o trabalho passou a ser maior ente ano devido ao aumento do número de pessoas em situação de rua em Ribas. Há um contexto histórico na cidade que justifica isso. Muitos destes moradores vieram das carvoarias e passaram a viver nas ruas quando perderam o emprego.

"O trabalho é realizado de forma continuada. Depois de abordados, os moradores são encaminhados ao CREAS, onde participam de rodas de conversas com uma equipe multidisciplinar que conta com educadores social, assistente social e psicólogo para uma roda de conversa. Eles falam sobre suas dificuldades, os preconceitos e dão depoimentos sobre suas vidas."

No CREAS eles também tomam banho, recebem alimentação e trocas de roupas. O atendimento é feito de segunda à sexta. Nos finais de semana a demanda é absorvida por uma ONG da cidade.

Com base nas informações que foram colhidas junto aos moradores, alguns são reinseridos em suas próprias famílias. "Muitos vivem na rua por causa do vício em drogas e álcool, mas possuem parentes na cidade. Nestes casos realizamos o trabalho com eles, a família também recebe orientação para que possa receber esta pessoa de volta em sua casa."

Teixeira lembra que é possível auxiliar estas pessoas encaminhando doações de roupas, agasalhos, cobertores e materiais de higiene como creme dental, sabonetes e escovas de dente para a sede do CREAS, onde será feita uma triagem e o material será encaminhado para os moradores. "Pedimos que não façam a doação diretamente a eles, pois, devido ao vício, eles podem comercializar qualquer produto em troca de drogas ou álcool. Neste caso invés de ajudar, a população acaba contribuindo para que estas pessoas permaneçam na situação em que se encontram."

SERVIÇO

O CREAS está localizado à Avenida Nelson Lyrio, nº1375, centro. O atendimento é feito das 7h às 11h e das 13h às 17h.

social aqui