Bombeiros interditam avenidas por 1h30 e evitam suicídio de jovem

A operação de resgate mobilizou uma equipe especializada nesse tipo de negociação.



CAPITAL Bombeiros interditam avenidas por 1h30 e evitam suicídio de jovem 05 fevereiro 2020 - 06h14Por Da Redação Trecho que foi interditado na Avenida Salgado Filho. - Crédito: (Vinícius Santana)




O tráfego de veículos sobre o pontilhão da Avenida Salgado Filho e nos dois sentidos da avenida Presidente Ernesto Geisel foi interditado por 1h30, durante a noite desta terça-feira, dia 04 de fevereiro, em Campo Grande.


Neste período, militares do Corpo de Bombeiros conversaram com um jovem, de 25 anos, e o impediram de pular da ponte. Quando os bombeiros chegaram no local a vítima já estava do lado de fora da grade de proteção.

“Ele estava visivelmente abalado e não conseguiu dizer nem o porquê queria se matar”, comentou o tenente Luiz Quintana. A operação de resgate mobilizou uma equipe especializada nesse tipo de negociação.

“O jovem evitava conversar, estava muito quieto, mas aos pouco fomos conseguindo convencê-lo a não pular”, comenta. Quintana também explica quem em casos como o desta noite, qualquer abordagem mais abrupta pode acabar sendo um “gatilho” para vítima.

“Tentamos sempre criar um vínculo, saber o nome e fazê-los desabafar porque a própria conversa ajuda a desistirem do suicídio. A interdição tamém se faz necessária porque os próprios condutores acabam passando e incentivando”, explica o tenente, sobre os procedimentos adotados em tentativas de suicídio.

A negociação terminou por volta das 20h15. Em seguida o rapaz foi encaminhado para passar por avaliação psicológica na Upa (Unidade de Pronto Atendimento Comunitário) do Bairro Tiradentes. Militares em cinco viaturas dos bombeiros e uma da Polícia Militar foram acionadas para a ocorrência.