28 de Março de 2024 | 06:58
Campo Grande
-->
Noticia de: 22 de Fevereiro de 2018 - 15:52
Fonte A - A+

Criada para dar valor aos vereadores, Ascam realiza primeiro encontro na Capital

“Nós criamos a Ascam com o principal objetivo de dar valor ao mandato do vereador”. A afirmação é do presidente da Câmara Municipal de Bandeirantes, Jair Pereira Alves, de um dos fundadores e primeiros presidente da Ascam – Associação das Câmara e dos Vereadores de Mato Grosso do Sul que, na manhã desta quinta-feira, 22 de fevereiro, realizou a solenidade de abertura de seu primeiro evento destinado a fornecer formação político-jurídica aos seus associados

Durante o encontro, realizado em um dos salões de eventos do Hotel Gran Park, em Campo Grande, Jair afirmou que é de domínio público que, na atualidade, os vereadores são muito difamados em nível nacional e é para corrigir distorções como esta que surgiu a Ascam que neste seu primeiro ciclo de palestras contou, em seu quadro de palestrantes, com a participação de personalidades do mundo político e jurídico como o ex-presidente da OAB/MS, Leonardo Avelino Duarte, do senador Pedro Chaves (PRB/MS) e do ex-juiz federal aposentado Odilon de Oliveira, pré-candidato a governador pelo PDT/MS.


“Hoje a população critica muitos os vereadores. Critica muito mais do que critica senadores, deputados, governador. E nós sabemos que quem conhece a realidade do município são os vereadores. É ele que tem contato direito com o eleitor, que conhece as ruas e as dificuldades do povo de sua cidade” afirmou Jair. Sintetizando os objetivos da fundação da Ascam, ele disse que a entidade surgiu pra auxiliar o vereador no pleno exercício de seu mandato.



Contando com câmaras afiliadas de várias regiões do Estado, a Ascam, ao contrário do que chegou a se espalhar nos meios políticos não é uma entidade representativa das câmaras municipais da Região Norte do Estado.

“A nossa Diretoria está avalizada por 20 câmaras de vereadores, sendo as do Norte do Estado e de outras regiões, como Nova Alvorada do Sul, do Centro-Sul, Taquarussu, na região Sudeste, Itaporã, na Grande Dourados, e Naviraí, no Sul do Estado, entre outras” enumerou para sintetizar afirmando que hoje entidade já conta com cerca de 250 vereadores associados.

Finalizando o presidente Jair Pereira comentou a realização do primeiro encontro da Ascam qualificando-o como bastante proveitoso. “Tivemos excelente participação dos colegas vereadores e só não foi melhor porque algumas câmaras tinham sessões na manhã desta quinta-feira, além de Camapuã que está com uma CPI investigando o prefeito e os colegas de lá não puderam vir” afirmou. Ele também qualificou de muito bom nível e esclarecedoras as palestras proferidas no primeiro encontro.

 

social aqui