Policial

Secretário comemora ação com 5 mortes e diz que recado foi dado

Antônio Carlos Videira falou sobre confronto entre policiais e assaltantes que tentaram roubar carro-forte na região de fronteira



Titular da Sejusp, Antônio Carlos Videira, no lançamento da Operação Boas Festas, nesta sexta-feira (6), na Praça Ary Coelho (Foto: Marcos Maluf)




O secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, comemorou a operação na fronteira que deixou cinco mortos em confronto com a polícia na última quarta-feira (4). Três dias depois da ação, durante o discurso no lançamento da Operação Boas Festas, nesta sexta-feira (6), na Praça Ary Coelho, em Campo Grande, o titular da Sejusp completou dizendo que o “recado foi dado”.

“As forças de segurança em Mato Grosso do Sul nessa última operação mostrou que unidos somos muito mais fortes, somos imbatíveis. O recado ecoou pelo país e para os países vizinhos: de que aqui somos todos os unidos e que quando alguém nos desafiar vai ter o destino que teve”, disse Videira. “Nesse sentido além de parabeniza-los, quero pedir muito que Deus os proteja”, completou.

A operação envolveu equipes da Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros), o Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), o DOF (Departamento de Operações de Fronteira) e uma equipe da PM (Polícia Militar) de Amambai.

A troca de tiros aconteceu na manhã de quarta-feira em chácara localizada entre as cidades de Aral Moreira e Coronel Sapucaia. A polícia fazia busca pelos suspeitos que atacaram um carro-forte da empresa Brink’s na fronteira com o Paraguai na segunda-feira (2). O tentativa de roubo aconteceu  na MS-156, entre Caarapó e Amambai. Após localizar o esconderijo, equipes fizeram tocaia no local e pela manhã, com mandados emitidos pelo juízo de Amambai em mãos, entraram na propriedade.

Dentre os mortos, está José Francisco Lumes, o Zé de Lessa, um dos assaltantes de bancos mais procurados do Nordeste. Ele era líder Bonde do Maluco, conhecido como BDM, considerada pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia, a facção mais truculenta do estado.

Foram identificados ainda Cleiton Alves dos Santos, que era do Distrito Federal e tinha passagens policiais por roubo e receptação, e o paranaense Inácio José Cerqueira, que também já havia sido preso por roubo, como integrantes da quadrilha que morreram na troca de tiros. Hiata Anderson Mateus dos Santos Oliveira, de 24 anos, é mais um dos cinco mortos na troca de tiros na fronteira.