Policial

Polícia diz ter recuado para evitar confronto com indígenas

A Polícia Militar foi acionada e chegou à região na tentativa de acalmar os ânimos, porém, três viaturas tiveram os vidros quebrados

Adriano Moretto e Osvaldo Duarte

Divulgação




Policiais militares que atenderam o chamado de produtores rurais na manhã de ontem (3/12), decidiram tomar medida defensiva para evitar confronto com indígenas às margens da Perimetral Norte, em Dourados. Na ação, três viaturas foram danificadas pelo grupo de aproximadamente 40 pessoas. 

O boletim de ocorrência registrado pelo órgão de segurança pública na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) aponta para resistência e dano qualificado. 

Conforme relato das equipes, ao chegarem ao local, grupo em posse de arco, flechas, foices, facas, bombas caseiras e coquetéis molotov, iniciaram o ataque, levando os militares a recuarem. 

O caso 

Na manhã de terça-feira (3/12), indígenas tentaram impedir o plantio realizado por funcionários de um produtor rural na região da Perimetral Norte, área tomada pelo clima de tensão e ameaças constantes de ocupação.

Enquanto os trabalhadores da Fazenda Boa União tentavam terminar o serviço, aproximadamente 40 índios que estão acampados ao entorno atacaram quatro tratores e oito funcionários da propriedade. 

A Polícia Militar foi acionada e chegou à região na tentativa de acalmar os ânimos, porém, três viaturas tiveram os vidros quebrados. 
Logo em seguida os indígenas saíram e não houve presos. 

Na Depac, o produtor registrou boletim de ocorrência de esbulho – quando uma pessoa é privada de algo a qual tenha propriedade ou posse – e disparo de arma de fogo, já que testemunhas relataram ter ouvido tiros. 

Os conflitos na região vêm ocorrendo há meses e tem preocupado tanto os órgãos de segurança pública, quanto moradores das proximidades, principalmente diante das constantes possibilidades de confronto.