Geral

Conheça cidades brasileiras perfeitas para curtir as férias

Opções incluem desde praias até cidades que investem em decoração especial para o fim do ano



Cabo Frio tem praias lindíssimas - Foto: Divulgação




Turismo combina perfeitamente com férias escolares. De acordo com informações do Airbnb, um dos principais sites de hospedagens alternativas do País, os dez destinos domésticos mais procurados para curtir a folga em família incluem as principais capitais do País, além de praias e cidades mais tranquilas. 

O ranking começa com Cabo Frio, no Rio de Janeiro. O município, que tem praias lindíssimas e fica próximo de Arraial do Cabo e Armação dos Búzios, é uma ótima opção para quem deseja conhecer o Rio de Janeiro de um jeito diferente.

Em segundo lugar aparece a cidade de Ubatuba, no litoral paulista. Com águas mais agitadas que Cabo Frio, o município é perfeito para os surfistas. Já no Guarujá, também em São Paulo, um dia excelente é no réveillon, principalmente para quem deseja aproveitar os bares e restaurantes da região. 

Em quarto lugar na lista aparece uma das cidades mais charmosas do País: Gramado, no Rio Grande do Sul, e em seguida São Sebastião (SP), que tem, além de praias impressionantes, como Maresias, uma parte da Mata Atlântica preservada.  

A lista ainda traz ainda Florianópolis (SC),  Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e São Paulo. Confira abaixo o que cada uma tem de especial:

Não é à toa que Florianópolis, em Santa Catarina, aparece em sexto lugar nos destinos mais queridos dos brasileiros para esta época do ano. Um dos melhores lugares para se viver no Brasil, Florianópolis tem praias lindas, festas e restaurantes badalados que atraem até turistas estrangeiros. Um dos jeitos de aproveitar as praias é o stand-up paddle, moda de verão no litoral brasileiro e principalmente na Praia do Campeche, em Florianópolis. As dunas também são ótimas para um passeio, entre elas, as da Praia da Joaquina.

Rio de Janeiro e São Paulo já apareceram com municípios do interior para provar que os estados, apesar da fama de violentos, ainda atraem os brasileiros. Enquanto o Rio de Janeiro tem vistas impressionantes, como o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor, São Paulo é o destino preferido de quem busca museus, restaurantes renomados e bares diferentes. A melhor forma de decidir entre um e outro é analisar o perfil da família e as preferências de quem vai viajar.

O Nordeste está presente na lista, mas, por meio de uma capital, Fortaleza, no Ceará. O município tem diversas paisagens naturais de tirar o fôlego, praias lindas, lagoas e dunas. 

Por ser uma capital, a cidade tem uma infraestrutura que atrai o turista que viaja em família, pela comodidade e opções diversificadas de alimentação e lazer. 

Para quem busca hospedagens alternativas, a cidade oferece casas, apartamentos e hotéis que podem ter suas próprias áreas de lazer.

Curitiba também está entre os destinos mais procurados para viver e visitar do País. Conhecida como a capital ecológica do Brasil, o município é famoso por seu urbanismo sofisticado e áreas verdes, o que torna a cidade a mais sustentável da América Latina. A capital do Paraná é uma ótima opção para quem quer mudar um pouco e fugir das praias. A cidade costuma ter um clima ameno durante boa parte do ano, o que facilita quem não quer encarar o verão tropical, que vai chegar a algumas regiões do País com mais força.