Policial

Ferramenta criada em MS livrou 1,2 mil de golpes na Black Friday

Site apontou páginas falsas criadas para roubar dinheiro de internautas



Layout da plataforma criada por startup em MS - Foto: Reprodução




Ferramenta criada por uma startup em Campo Grande livrou 1,2 mil internautas de caírem em golpes durante a Black Friday. Além de comparar preços e valores de frete, o Black ou Fraude também indica quando o cliente acessou uma página falsa montada por criminosos para roubar dinheiro das vítimas.

O layout dos sites fajutos é igual ao original, mas os preços dos produtos são bem menores para servir como chamariz. Acreditando que estão aderindo a uma ótima oferta, as pessoas informam os dados do cartão de crédito e acabam enganadas.

A plataforma Black ou Fraude é de graça e continua acessível até o fim da semana, já que muitos e-commerces estendem as promoções.

Co-criador da empresa que desenvolveu o aplicativo, Alessandro Fontes explica que o site também mostra quando as lojas tentam enganar os consumidores elevando os preços dos produtos uma ou duas semanas antes e depois dizem que deram descontos astronômicos.

“Ele puxa os dados daquele mesmo item nos últimos 60 dias. O usuário cola o link do produto. Então vamos fazer uma análise com os dados anteriores. Temos preços registrados em todo o tempo e conseguimos comparar”.

Outra funcionalidade é que é possível checar o valor do frete e comparar com a concorrência. “Às vezes na loja que a pessoa está o produto está até mais em conta, porém com o frete ele ficaria mais caro do que se comprasse em outro lugar”, explica Alessandro.

Somente nos dias 28 e 29 de novembro, auge da Black Friday, o “Black ou Fraude” recebeu 100 mil visitas, segundo o empresário.

FERRAMENTA

Quando o site sair do ar, voltará a ativa no lugar dele outra plataforma desenvolvida pela startup chamado Reduza. Também de forma gratuita, os internautas têm a opção de usar centenas de cupons de desconto do banco de dados da página para garantir produtos com preços menores.

A pessoa cola o link do produto e a busca é automática. Alessandro esclarece que nem sempre a pessoa vai conseguir baixar o preço, mas “a cada duas buscas, a gente consegue um preço menor para uma”, completa.