26 de Setembro de 2018 | 11:25

Campo Grande, MS °C
-->
Noticia de: 09 de Janeiro de 2018 - 08:46
Fonte A - A+

PMA alerta que jogar resíduos em via pública pode gerar multa e até prisão

A Polícia Militar Ambiental (PMA) alerta que jogar resíduos em via pública pode resultar em multa de no mínimo R$ 5 mil e até prisão, caso a ação provoque danos ambientais, como contaminação do ar ou do lençol freático


Nesse fim de semana, por exemplo, a PMA autuou um homem de 33 anos por lançamento de resíduos em local inadequado. O infrator foi surpreendido  depois que os policiais ambientais confirmaram denúncias de que ele realizava disposição inadequada de resíduos de poda de árvores em via pública no bairro Vila Marli.

O infrator, residente em Campo Grande, despejava um caminhão caçamba lotado de resíduos. O veículo foi apreendido e o autuado foi conduzido à delegacia de Polícia Civil. Ele também foi autuado administrativamente e multado em R$ 5.000,00 e notificado a remover o lixo depositado ilegalmente.

Segundo a PMA, nos casos em que o material depositado em via pública provocar algum tipo de prejuízo ambiental como contaminação do lençol freático ou poluição do ar, o autor pode responder por crime ambiental e a pena, além da multa, é reclusão de 1 a 4 anos.

Para reforçar o combate a esse tipo de infração e crime ambiental, a PMA estuda a formalização de um convênio com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbanístico (Semadur) da Capital. A intenção é não só intensificar a fiscalização, mas também aumentar o rigor das punições, diante do aumento de ocorrências dessa natureza.

Paulo Yafusso – Subsecretaria de Comunicação (Subcom) – com informações da Polícia Militar Ambiental (PMA)

Foto: Divulgação PMA

social aqui