CCR MSVia informa: Índice ABCR retrai 0,4% em fevereiro

Fluxos de veículos leves e pesados reduziram 0,5% cada, comparados ao mês passado. Resultado foi impactado pelo “Efeito Calendário”, com mudança na data do Carnaval.

O índice ABCR de atividade referente a fevereiro de 2019 apresentou regressão de 0,4% no comparativo com o mês anterior, conforme os dados dessazonalizados. O índice que mede o fluxo pedagiado de veículos nas estradas é construído pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias juntamente com a Tendências Consultoria Integrada.

 

“Os resultados dos indicadores de fluxo foram afetados com a mudança da data do feriado de carnaval deste ano em relação ao anterior. Em 2019, o feriado estendido iniciou em março, diferente de 2018, quando ocorreu ainda em fevereiro”, explica Thiago Xavier, analista da Tendências Consultoria. “Tal efeito calendário impactou de modo distinto o desempenho de leves e pesados, sendo percebido, sobretudo, na métrica interanual”, complementa.

 

“Nos últimos doze meses, quanto aos leves, houve uma queda do fluxo, já que parte das viagens festivas ocorre em março; já os pesados apresentaram crescimento, uma vez que o maior número de dias úteis de funcionamento da indústria e comércio beneficiou o transporte pesado de cargas”, diz o analista.

 

Apesar da leve queda no índice, o analista observa o resultado do mês como um indicador da devolução parcial dos ganhos observados no mês anterior. “Tal quadro é compatível com o ritmo ainda lento de retomada da atividade econômica no início deste ano”, comenta.

 

Em relação ao mesmo período de 2018, o índice total variou positivamente 0,4%. O fluxo pedagiado de veículos leves registrou queda de 2,3%, enquanto o fluxo de pesados teve avanço de 7,7%. Dessa forma, nos últimos doze meses, houve contração do índice total de 2,0%, exclusivamente ditado pela queda de 2,9% de leves, a despeito da elevação de 0,6% dos veículos pesados.

 

Índice ABCR Brasil

Período

LEVES

PESADOS

TOTAL

Fevereiro/19 sobre Fevereiro/18

-2.3%

7.7%

0.4%

Fevereiro/19 sobre Janeiro/19 c/ ajuste sazonal

-0.5%

-0.5%

-0.4%

Últimos doze meses

-2.9%

0.6%

-2.0%

Acumulado no ano (Jan-Fev/19 sobre Jan-Fev/18)

0.0%

5.2%

1.3%

            Fonte: ABCR e Tendências