Política e Transparência

Governo pede apoio de prefeitos para acelerar revitalização da malha ferroviária

Secretário pediu que municípios mobilizem bases para agilizar esse processo



Secretário e governador também pediram apoio do governo federal - Foto: Foto: Divulgação




Em reunião realizada na segunda-feira (11), o titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, pediu apoio a 15 prefeituras de Mato Grosso do Sul para agilizar o processo de revitalização da malha ferroviária. “O Governo do Estado tem atuado ativamente neste assunto, mas agora precisamos do apoio dos municípios”, afirmou Verruck.

O pedido é para que os prefeitos de Três Lagoas, Água Clara, Ribas do Rio Pardo, Campo Grande, Terenos, Dois Irmãos do Buriti, Anastácio, Aquidauana, Miranda, Corumbá, Ladário, Sidrolândia, Maracaju, Ponta Porã e Dourados atuem junto à bancada do Congresso Nacional para ajudar nesse processo. O governo também trabalha para incluir a ferrovia Transamericana no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

“Para que investimentos sejam feitos a empresa precisa ter garantia de tempo de trabalho, que seriam mais 30 anos de concessão, porém a União tem resistência quanto a isso e o relator do projeto no TCU [Tribunal de Contas da União] é desfavorável a decisão de estender a concessão antecipadamente. A Malha Paulista está na mesma situação e primeiro precisa quebrar esse paradigma”, explicou o secretário.

No dia 7 de novembro, Verruck e o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) se reuniram com o ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, que ressaltou que entende a importância da ferrovia para a região e é favorável aos novos investimentos.

A ferrovia é uma das principais rotas de escoamento da produção agrícola e industrial. Atualmente três contratos mantém a Malha Oeste ativa, com a Suzano, Vale e a Arcelor Mittal. Mas a demanda pela ferrovia é alta, como o transporte de minério, por exemplo, hoje todo feito via ferrovia.

Está em implantação hubs logísticos em Campo Grande e Três Lagoas. O da Capital já está com 98% da obra concluída e aguarda nova avaliação da Receita Federal, enquanto o que o da região Leste já está autorizado para implantação.