28 de Março de 2024 | 12:38
Campo Grande
-->
Noticia de: 11 de Dezembro de 2017 - 08:48
Fonte A - A+

PMA de Aquidauana realiza Educação Ambiental para alunos e professores

Policiais Militares Ambientais de Aquidauana realizaram hoje (10) trabalhos de Educação Ambiental para alunos e professores da Escola Estadual Roberto Sacff, acadêmicos da UNIDERP e indígenas da Reserva La Lima, localizada naquele município. Foram atendidas 40 pessoas, com discussões sobre vários temas relacionados à conservação ambiental. Durante a palestra foram discutidos também os desafios à conservação do Pantanal.

Além das palestras, uma trilha ecológica denominada “Trilha do Conhecimento” foi realizada com os participantes.

Todas as 25 Subunidades da Polícia Militar Ambiental realizam Educação ambiental. O Comando da PMA considera extremamente proveitoso o trabalho de Educação Ambiental, haja vista, toda a movimentação da população em defesa das questões ambientais. O Comando acredita que, só por meio da Educação Ambiental, com crianças e adolescentes, as infrações e crimes ambientais diminuirão e, as decisões deles, que no futuro estarão no Comando das ações no País, com certeza, serão mais planejadas do que estão sendo agora.

Na verdade, quando se realiza Educação Ambiental, está se realizando a prevenção da prevenção. Ou seja, evita-se por meio da sensibilização, que essas crianças e adolescentes de hoje venham a delinquir, cometendo crimes e infrações, degradando o ambiente. Quando se prende ou se autua alguém por crime ou infração, o dano já foi causado e, muitas vezes, é irreversível. A prevenção é sempre mais importante do que a repressão, em especial nas questões ambientais.

Só por meio da Educação Ambiental as infrações e crimes ambientais diminuirão. A repressão sempre será necessária em virtude da ganância humana, mas com este trabalho, a necessidade de reprimir será sempre menor e consequentemente a geração atual e futura desfrutará de um meio ambiente equilibrado e melhor qualidade de vida.

social aqui