28 de Março de 2024 | 15:49
Campo Grande
-->
Noticia de: 01 de Dezembro de 2017 - 13:15
Fonte A - A+

Capital tem exames gratuitos de HIV no Dia Muncial Contra a AIDS

O Dia Mundial contra a AIDS é lembrado nesta sexta-feira (1), e no decorrer do mês, a Capital vai oferecer exames gratuitos de HIV, dentro da programação do 'Dezembro Vermelho. O mês é dedicado para alertar a sociedade sobre a necessidade do diagnóstico precoce e oferta do tratamento.

A programação começa pela UBS Jockey Clube, inde são oferecidos 80 testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C na manhã de hoje. O CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento ) vai atender das 7h às 16h para realizar os testes rápidos de diagnóstico de HIV, sífilis e hepatite B e C em 60 pacientes. As senhas serão distribuídas para facilitar e organizar o fluxo de atendimento. A unidade não funciona no horário do almoço (11h às 13h).

No Shopping Campo Grande, a partir das 18h, serão distribuídos materiais informativos e preservativos aos clientes nas cancelas de entrada do estacionamento. Na Praça Centralm dentro do estabelecimento, serão realizados 50 testes rápidos. O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito por meio de testes realizados a partir da coleta de uma amostra de sangue, e o resultado é apresentado em menos de 30 minutos.

No total, 66 unidades básicas de sáude e básicas de saúde da família apresentam atividades sobre a AIDS. O Departamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/AIDS) da Sesau estará realizando diversas ações volantes em locais onde há grande circulação de pessoas.

O número de novos casos de HIV/AIDS em Mato Grosso do Sul cresceu 45,3% nos primeiros 11 meses de 2017, em comparação com todo ano de 2016. A quantidade de casos saltou de 1.027 para 1.493, de acordo com dados do SINAN (Sistema de Informações de Agravos de Notificação).

social aqui