Mundo

Motoristas são flagrados com 'mãozinha' para dirigir usando o celular

Estão sendo instaladas câmeras especiais para fiscalizar o uso de celular a bordo dos veículos



Mãozinha' para motorista dirigir usando o celular (Foto: Divulgação/UK Department for Transport)




Motoristas do Reino Unido vão enfrentar um novo capítulo no "Big Brother" nas estradas do país, um dos mais vigiados do mundo. Estão sendo instaladas câmeras especiais para fiscalizar o uso de celular a bordo dos veículos.

O Departamento de Transporte publicou imagens de infrações cometidas por motoristas britânicos. A que mais chama atenção é aquela em que o carona segura o volante para que o motorista possa usar "tranquilamente" o celular. A "mãozinha" será punida com multa de cerca de R$ 1.000.

 

'Mãozinha' para motorista dirigir usando o celular

'Mãozinha' para motorista dirigir usando o celular Foto: Divulgação/UK Department for Transport 

Autoridades decidiram intensificar o combate a infrações depois que Ramsey Barreto ganhou um recurso após ser flagrado dirigindo com o celular em uma das mãos. O advogado dele alegou que a lei só deveria ser aplicada para motoristas que estivessem falando ao celular, o que não era o caso do seu cliente.

Agora, a lei contempla qualquer tipo de comunicação (por voz ou por texto), o ato de tirar fotos, usar a internet, acionar a playlist musical ou simplesmente estar com o telefone em uma das mãos, contou o "Birmingham Mail".