Nível do Rio Aquidauana atinge 5,70 metros, mesmo com trégua na chuva

Acumulado de água nas últimas 36 horas é de 82,20 milímetros. Vereador fez alerta a Ribeirinhos

IZABELA SANCHEZ

Medição do Rio Aquidauana que passou a 5,70 metros neste sábado (Foto: Francis Leone/ O Pantaneiro)




A chuva deu uma trégua em Aquidauana, a 135 km, neste sábado (16), mas o rio que leva o mesmo nome da cidade alcançou 5,70 metros, nível considerado “anormal'. Nas últimas 36 horas, segundo o site O Pantaneiro, o volume de água acumulado foi de 82,20 milímetros.

O site enfatiza que o nível considerado normal é 3,30 metros. Entre quinta-feira (14) e sexta-feira (15), 90 milímetros de água de chuva resultaram das precipitações. A informação foi repassada ao site pelo coordenador da Defesa Civil do Município Mario Ravaglia. Na quinta, o volume era de 24,4 milímetros.

As intensas chuvas também já causaram prejuízo na cidade. Pelo menos duas casas foram alagadas, informou o Corpo de Bombeiros. As ocorrências foram registradas no Jardim Balneário e na Rua Jorge Bodstein.

Após os estragos provocados pela chuva do último dia 12, a Defesa Civil pediu que os sul-mato-grossenses realizem cadastro no sistema de alerta do órgão para se manterem informados quanto às previsões da meteorologia, entre outros cuidados diante de temporais.

Além disso, é recomendado que a população tenha o hábito de acompanhar a previsão da meteorologia, pois as informações “podem ajudar a se proteger de eventuais desastres que possam ocorrer no Estado'. O coordenador estadual do órgão, tenente-coronel Fábio Santos Coelho Catarinelli, explicou que as chuvas intensas foram provocadas pela chegada de uma frente fria ao Estado.

Na sexta, o nível do rio passou de 3,62 para 4,64. Pelo facebook, o vereador Edinho Grance (DEM) compartilhou imagens do rio, fez um alerta aos ribeirinhos e afirmou que a administração vai atendê-los.

O parlamentar declarou que 'esteve com o prefeito Odilon e o Sr. Mário Ravaglia da defesa civil verificando o nível do Rio Aquidauana'. “Devido às intensas chuvas dos dois últimos dias (só noite passada choveu 90mm) o rio subiu do seu nível normal de 3,30m para 4,60m o que já deixa a cidade em alerta. O prefeito Odilon Ribeiro Aquidauana garantiu que a equipe da prefeitura está pronta para dar o atendimento aos ribeirinhos'.