Policial

Dos 388 que entraram no curso de formação, 372 se formam na Guarda Municipal nesta sexta

Candidatos sofreram com alteração de datas no concurso da Guarda Civil e muitos até se demitiram achando que já iriam para a última etapa



Guarda se formaram em solenidade (Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)




Após muita espera e imbróglio no concurso da GCM (Guarda Civil Metropolitana), os candidatos se formaram, nesta sexta-feira (9), em Campo Grande. Dos 388 que começaram o curso de formação, 372 concluíram e se graduaram.

Entre os candidatos está o formando  de França, de 42 anos, que agora vai para ruas defender a segurança da cidade. "Foi desenvolvido pela PF [Polícia Federal] uma forma de padronizar as guardas para o Brasil inteiro", contou.

"Campo Grande vai ter uma GCM mais treinada, que vai servir à Capital e ao cidadão da melhor maneira possível", garante o agora Guarda Civil. A solenidade que encerra a 6ª etapa do concurso é realizada no Parque Ayrton Senna.

 
 
guarda civil
Leonardo foi um dos que se formou (Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

O metalúrgico Laércio Sena, de 53 anos, e a filha foram prestigiar o  (e irmão), que também está se formando. "É um orgulho ter um agente de segurança na família. Foi sofrido, mas vale a pena. Era o tempo todo estudando. Ele trabalhava na conveniência e ficava estudando", contou o pai orgulhoso.

A professora Alcione Bezerra, de 45 anos, foi em um grupo de mais de 30 pessoas, entre amigos e familiares, para prestigiar e comemorar com a formatura do irmão, outro formando. "É a realização de um sonho. A família está junto desde o começo. É um processo e cada etapa é uma vitória, para ele e para a gente", contou à reportagem.

formatura
Família levou uma faixa para demonstrar apoio ao formando (Foto: Nathalia Alcântara/ Jornal Midiamax)

Imbróglio no concurso da Guarda Civil

No dia 10 de junho foi divulgado no Diogrande que o concurso da guarda sofreria uma alteração nas datas e que o Curso de Formação Técnico-Profissional (6ª fase) não mais se iniciaria no dia 24 de junho com a aula inaugural.

 
 

A prefeitura adiou o início do curso, pois muitos candidatos, que não foram aprovados, entraram com ações judiciais e isso poderia alterar a lista de convocados ou paralisar o curso de formação — caso fosse iniciado sem a resolução das decisões judiciais.

guarda civil
Guarda se formaram em solenidade (Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

Outro problema que atrasou o curso é o acréscimo de 184 horas/aulas o tempo da formação. O Executivo Municipal ainda estava se adequando as novas normas da portaria da Polícia Federal.

O cronograma inicial dizia que a previsão da aula inaugural era no dia 24 de junho e por isso, muitos aprovados pediram demissão de seus empregos, sem saber quando vão assumir o certame.