Geral

TCE-MS faz evento em alerta ao diagnóstico precoce do câncer de mama

A servidora Daniele Leite dos Santos, afirmou que ficou feliz com a diferente e importante manhã promovida pelo TCE-MS



Imagens: Mary Vasques




Servidoras do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul tiveram nesta sexta-feira, 14 de outubro, uma manhã especial dedicada à prevenção do câncer de mama e do colo do útero. A programação faz parte da Campanha Outubro Rosa, movimento realizado em todo o mundo para conscientização e alerta às mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer.

Com o auditório com sua capacidade máxima, sendo a maioria mulheres, o encontro teve início com um emocionante vídeo produzido pela equipe de Comunicação do TCE-MS. No depoimento a servidora Michele Ribeiro relatou que em 2018 foi diagnosticada com a doença, e que conseguiu vencer o câncer em razão do tratamento precoce. https://youtu.be/GRBukMNs7Jg

Na sequência, a coordenadora-geral da Escola Superior de Controle Externo (Escoex), Professora Sandra Rose, deu início ao evento dando boas-vindas e ressaltou que a ação faz parte de um dos compromissos firmados pela gestão do presidente do TCE-MS, conselheiro Iran Coelho das Neves, com a responsabilidade social, a valorização e a qualidade de vida das pessoas. “Agradeço o apoio do presidente do TCE-MS, conselheiro Iran Coelho das Neves e do diretor-geral da Escoex, conselheiro Waldir Neves, em incentivar sempre eventos como este, procurando o bem-estar das servidoras”.

Fazendo o uso da palavra, a diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas do TCE-MS, Elaine Góis dos Santos, explicou que a finalidade do encontro é conscientizar as servidoras da importância do autocuidado. “O nosso presidente Iran Coelho das Neves, abraça essa causa que é muito importante para todas nós, e, a saúde é um tema que toca em cada pessoa, e queremos que as mulheres tenham a consciência da importância do cuidado com sua saúde, do cuidado preventivo”, explicou.

A enfermeira Magda Barbosa das Neves abriu a palestra mostrando imagens do trabalho realizado pelo Hospital do Amor de Campo Grande, junto às mulheres sul-mato-grossenses, e destacou que além do diagnóstico precoce, é importante prevenir. Ressaltou que muitas mulheres não fazem o exame de mamografia por medo de sentirem dores. “Cada mulher tem um nível de desconforto na hora do exame, e o mais importante é que a mamografia pode gerar um certo desconforto momentâneo, mas o câncer não diagnosticado a tempo é muito pior”, alertou.

A servidora Daniele Leite dos Santos, afirmou que ficou feliz com a diferente e importante manhã promovida pelo TCE-MS. “Após dois anos de pandemia em que todos ficamos trabalhando em home office, além da Covid-19, muitas pessoas adoeceram também com outras patologias. E, esse momento aqui com todas as servidoras, com esse evento nos alertando sobre o diagnóstico precoce do câncer é de grande valor para nós”, declarou.   

Olga Cruz