Política e Transparência

Sejusp designa servidores para criar plano de defesa contra o ‘Novo Cangaço’ em MS

Em 2021, cerca de 1,2 mil policiais fizeram simulação de treinamento contra ‘Novo Cangaço’



Simulação em 2021 de policiais em treinamento do 'Novo Cangaço' (Reprodução)




Foi publicado em Diário Oficial desta quinta-feira (13), a designação de servidores da segurança pública para o plano de defesa contra o ‘Novo Cangaço’ em Mato Grosso do Sul. Foram designados 16 membros entre titulares e suplentes.

Entre os membros estão policiais militares, peritos criminais, delegados, agentes policiais penais, bombeiros, policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), além de servidores do Ciops e da SAS (Superintendência de Assistência Socioeducativa). A designação foi assinada pelo secretário da Sejusp, Antônio Carlos Videira. Confira os nomes dos servidores:

Treinamento Novo Cangaço

A simulação para o plano de defesa para Campo Grande envolveu mais de 1,2 mil militares e agentes especializados, no dia 15 de outubro de 2021. A ação teve duração de aproximadamente 2 horas.

Segundo o subcomandante do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), capitão Moreira de Araújo, na época, a simulação teve o objetivo de treinar agendas da segurança da Capital contra organizações criminosas violentas que invadem e dominam cidades durante o roubo a bancos, o chamado ‘Novo Cangaço’. 

A simulação começou por volta da 1h40 da madrugada e chamou atenção de moradores da região. O teste de plano de defesa de Campo Grande envolveu militares, policiais federais e guardas municipais, inclusive policiais de folga. 

Também participaram da simulação integrantes das especializadas, como Batalhão de Choque, Bope e Garras.

Roubo a banco em MS

No início do mês de outubro de 2021, uma agência bancária em Aquidauana foi invadida por criminosos que arrombaram o cofre e levaram R$ 700 mil. Os bandidos entraram na agência no fim de semana sem levantar suspeitas, pelos fundos, já que não há câmeras de segurança no local. Eles estouraram uma janela de vidro temperado.

Após isso, os bandidos furaram a lateral do cofre e desligaram todo o sistema de alarme do banco, fugindo por um terreno baldio, que fica na lateral do prédio.

Já no dia 7 de outubro, também de 2021, bandidos roubaram um dos caixas eletrônicos do Banco Bradesco, na cidade de Caracol, a 384 quilômetros da Capital. Pelo menos cinco pessoas participaram do roubo e levaram cerca de R$ 170 mil em espécie após invadir a agência bancária. Câmeras de segurança de comércios próximos flagraram o momento em que o grupo chega e quatro homens entram na agência, enquanto um aguarda do lado de fora. Eles permaneceram por mais de três horas no banco, e violaram o caixa eletrônico utilizando um maçarico.

Novo Cangaço

O cangaço noturno em Mato Grosso do Sul começou com o fracasso do novo cangaço em 2006 nas cidades de Costa Rica, Pedro Gomes e Sonora. 

Em 2011, os criminosos optaram pelas explosões aos bancos durante a noite, escolhendo sempre cidades menores, mas com grande fluxo de dinheiro por causa de indústrias e lavouras. Antônio João em 2011, Aral Moreira também em 2011, Sonora em 2016, Pedro Gomes também em 2016, Paraíso das Águas em 2017, Amambai e Coronel Sapucaia em 2019, foram cidades alvos destes criminosos, sendo que muitos acabaram presos e outros morreram em confrontos policiais.