Política e Transparência

Na Câmara, André libera bancada do MDB para apoio no 2º turno ao Governo de MS

No gabinete do vereador Dr. Loester (MDB), Puccinelli recebeu diversos vereadores e conversou com funcionários



André Puccinelli na Câmara nesta quinta (Anna Gomes, Midiamax)




Ex-governador de Mato Grosso do Sul André Puccinelli (MDB) esteve na Câmara nesta quinta-feira (6) visitando gabinetes dos vereadores e anunciando que a bancada do MDB está liberada para apoios no 2º turno. Puccinelli disse que foi agradecer pelo apoio na eleição e também convidá-los para o anúncio que o partido fará nesta sexta-feira (7) sobre apoio dele ao 2º turno no Estado.

No gabinete do vereador Dr. Loester (MDB), Puccinelli recebeu diversos vereadores e conversou por alguns minutos com eles. Teria confessado que o partido ficou ainda mais dividido após o vídeo em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece se declarando neutro em Mato Grosso do Sul.

"Parece que há uma tendência em apoiar um candidato, mas sem martelo batido ainda", disse um dos vereadores. Na saída da reunião, Puccinelli não confirmou que há dúvida sobre o apoio. "Amanhã, às 14h, vou declarar. Mas só amanhã", disse.

3º lugar nas urnas

André aparecia em quase todas as pesquisas como líder nas intenções de voto e o resultado nas urnas surpreendeu os emedebistas no Estado.

Puccinelli obteve mais de 247 mil votos, ante 361,9 mil de Eduardo Riedel (PSDB). O tucano disputa a segunda rodada contra a surpresa do pleito, Capitão Contar (PRTB), que obteve 384,2 mil votos.

Não foi a primeira derrota de Puccinelli, já que ele ingressou na política perdendo a eleição para prefeito de Fátima do Sul em 1982. Naquele pleito, disputando como Andrea Puccinelli, ele foi derrotado por Hermindo de David (PDS).

André Puccinelli teve sucessão de vitórias, até em primeiro turno

Após a derrota, o ex-governador foi nomeado secretário de Estado de Saúde em 1983 na gestão de Wilson Barbosa Martins. Ele permaneceu um ano no cargo.

Na eleição seguinte, em 1986, o ex-governador acumulou vitórias nas urnas. Naquele ano, se elegeu deputado estadual. Em 1990, foi eleito deputado federal, sendo reeleito dois anos depois.

Em 1996, foi eleito prefeito de Campo Grande em uma histórica disputa contra seu principal adversário, Zeca do PT. Puccinelli superou o também ex-governador por apenas 411 votos.

Quatro anos depois, o emedebista se reelegeu prefeito em primeiro turno, com 68,13% dos votos. A partir deste ponto, ele passou a conquistar vitórias mais expressivas.

Quando disputou o Governo do Estado pela primeira vez, em 2006, foi eleito também em primeiro turno, com 61,34%. Em 2010, conquistou o segundo mandato com 56%.