Mundo

Manifestação que já fechou fronteira de MS por censo boliviano reúne multidão em Santa Cruz

Governo boliviano adiou censo demográfico para 2024



Protestos reuniu multidão em Santa Cruz de La Sierra (Foto: Reprodução)




Maior cidade da Bolívia com 1,4 milhão de habitantes, Santa Cruz de La Sierra registrou manifestações que levaram uma multidão para as ruas na noite desta sexta-feira (30). A realização de um censo demográfico nacional para contabilizar a quantidade de habitantes é o que motiva os protestos há meses.

Jornalista de Campo Grande que hoje mora na Bolívia, Flavio Dias mostrou detalhes da manifestação em vídeos que você confere no fim da reportagem. O último censo foi realizado na Bolívia em 2012 e deveria ser refeito neste ano. No entanto, foi adiado algumas vezes e segue previsto para 2024.

Informalmente, as autoridades da cidade acreditam que a população de Santa Cruz já tenha superado os 3 milhões de habitantes.

 
 

Principal cidade da economia do país, Santa Cruz de La Sierra é capital do departamento de Santa Cruz. A exigência da população e autoridades do departamento para a realização do censo é que com a atualização da quantidade de habitantes, a cidade teria repasses federais atualizados.

Conforme o governo comandado por Luis Arce, decreto publicado neste ano estabelece o ano de 2024 como data para a realização do censo. Mas o período será ano eleitoral, e por isso, a situação tem gerado críticas da população.

O adiamento do levantamento já gerou até protestos com fechamento da fronteira com a Bolívia, em Corumbá, nos meses de julho e agosto.