Política e Transparência

Neste ano, confirmação de voto na urna levará mais tempo que em eleições anteriores

Medida busca dar mais tempo para eleitor conferir voto e evitar confirmações por engano



Urna liberará a confirmação do voto após um segundo do preenchimento completo dos números - (Foto: Divulgação, TSE)




Os eleitores terão mais tempo para conferir o voto na urna eletrônica nas eleições deste ano. Pela primeira vez, a urna liberará a confirmação do voto após um segundo do preenchimento completo dos números do candidato para cada cargo.

A mudança foi confirmada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nesta quarta-feira (7). Após as confirmações de voto para cada um dos candidatos, a urna emitirá um som breve. Ao fim, depois da escolha do candidato a presidente, o aparelho emitirá o clássico som, mas por um período mais longo.

Este ano, serão escolhidos candidatos para cinco cargos. O primeiro cargo a ser preenchido na urna é para deputado federal. Em seguida, o eleitor deve escolher o candidato a deputado estadual ou distrital – no caso dos eleitores do Distrito Federal. Depois, deve votar para senador e, então, para governador. O último voto será para presidente da República.

O chefe da Seção de Voto Informatizado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rodrigo Coimbra, esclarece o motivo da implementação desse tempo a mais na urna eletrônica. “Foi introduzido para estimular a conferência do voto e impedir que o eleitor confirme sem querer”.

O primeiro turno do pleito acontece no dia 2 de outubro e, em um eventual segundo turno, no dia 30 do mesmo mês.