02 de Março de 2024 | 16:38
Campo Grande
-->
Noticia de: 28 de Fevereiro de 2023 - 12:31
Fonte A - A+

Politicando com Jota Menon

LEPTOSPIROSE – Há muito tempo se não ouvia falar em leptospirose. Hoje, acompanhando o Jornal Nacional, na Globo, uma das notícias dava conta de um aumento preocupante nos casos da doença transmitida a partir da exposição direta ou indireta com urina de animais, principalmente de ratos (foto à esquerda). O período de incubação, ou seja, intervalo de tempo entre a transmissão da infecção até o início das manifestações dos sinais e sintomas, pode variar de 1 a 30 dias, mas normalmente ocorre entre 7 a 14 dias após a exposição a situações de risco.

LEPTOSPIROSE (1) – A doença apresenta elevada incidência em determinadas áreas, além do risco de letalidade, que pode chegar a 40% nos casos mais graves. Sua ocorrência está relacionada às condições precárias de infraestrutura sanitária e alta infestação de roedores infectados. As inundações propiciam a disseminação e a persistência da bactéria no ambiente, facilitando a ocorrência de surtos. Todo cuidado é pouco!

CASSADO – O deputado estadual eleito, diplomado e empossado, Rafael Tavares (PRTB/foto à direita), teve o mandato cassado na tarde desta segunda-feira, 13, pelos juízes eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE/MS). A decisão deve ser contestada em instância superior, porém, muito dificilmente o PRTB conseguirá reverter o que foi decidido pelos magistrados. Rafael Tavares seria o primeiro deputado estadual eleito para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) pela legenda do PRTB.

CASSADO (1) – No sistema eleitoral brasileiro, a única falta grave que não tem perdão é a que diz respeito ao registro de candidaturas respeitando o limite mínimo de 30% das vagas a um dos gêneros, ou seja, 70% de homens e 30% de mulheres ou, numa chapa com forte presença de mulheres, 70% de mulheres e 30% de homens. Ocorre que a chapa do PRTB registrou os 30% de candidaturas femininas, mas duas mulheres tiveram as candidaturas cassadas, o processo transitou em julgado e o partido não as substituiu, o que fez com que a cota mínima não fosse respeitada. 

DE VOLTA À ALEMS – Com a declaração de toda chapa de candidatos a deputados estaduais do PRTB impugnada, a Justiça Eleitoral declarou também os mais de 60 mil votos obtidos por todos os candidatos da legenda como votos nulos. Isso fez com que o coeficiente eleitoral fosse refeito e o PSB conseguiu eleger um representante para a Alems, o ex-deputado Paulo Duarte (foto à esquerda). Ele obteve mais de 16 mil votos, mas tinha ficado fora porque o partido não havia alcançado o mínimo de 80% do coeficiente eleitoral que é o número mínimo de votos que um partido ou uma federação de partidos precisa obter para eleger o primeiro representante no Legislativo. Com os novos números, o PSB atingiu 80,26% do coeficiente, ou seja, 0,26% a mais do que o mínimo necessário.

RECEPÇÃO NA ALEMS – Por falar em Alems, a sua Mesa Diretora recebeu na manhã desta segunda-feira, 13, a visita institucional de parte do secretariado do Governo de Eduardo Riedel (PSDB/foto acima), para iniciar o diálogo de projetos para a melhoria de vida do cidadão sul-mato-grossense. O secretário de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Caravina, o secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha, o adjunto da pasta, Flavio Britto, e a consultora legislativa do Estado, procuradora Doriane Chamorro, foram recebidos pelo presidente, deputado Gerson Claro (PP), e pelo 1º secretário, deputado Paulo Corrêa (PSDB), que também reafirmaram a harmonia institucional entre os Poderes.

TRABALHO FORMIGUINHA – O médico e vereador Dr. Jamal Salém (MDB/foto à direita) vem desenvolvendo um trabalho elogiável no sentido da prevenção do câncer de próstata que é uma das modalidades de câncer que mata milhares de homens todos os anos no Brasil. Atuando em parceria com outros profissionais urologistas e com ginecologistas, ele tem encabeçado a luta para que programas de Saúde do Homem e da Mulher sejam implantados através de uma parceria entre o Hospital São Julião e organismos da administração municipal. 

BEM ENCAMINHADA – A luta do vereador Dr. Jamal está bem encaminhada, uma vez que o Hospital São Julião já se dispôs a ceder espaço físico para o programa e a prefeita Adriane Lopes (Patriota) já participou de reunião com Carlos Melke, diretor do São Julião, acompanhada dos médicos envolvidos no pleito que parece estar se encaminhando para tornar realidade.

CIRURGIAS ELETIVAS – As denominadas cirurgias eletivas têm sido o grande gargalo da saúde pública, não apenas em Campo Grande, mas em todo o Brasil. O médico e vereador Dr. Jamal acredita que, com a implantação dos programas de Saúde do Homem e da Mulher, a prestação de atendimento ambulatorial proporcionará a descoberta precoce de doenças, facilitando a cura da maioria delas, e o atendimento cirúrgico, através de mutirões médicos, desafogará as cirurgias eletivas represadas.

DR. MAURÍCIO – Já que entrei na seara médica, não posso deixar de registrar a minha gratidão e respeito pelo Dr. Maurício Simões Corrêa, cirurgião de cabeça e pescoço, chefe da equipe que me operou dos cânceres que me acometeram. Ao sabê-lo convidado pelo governador Eduardo Riedel (PSDB) para ser o secretário de estado de Saúde, fiquei receoso de que perderia meu médico-amigo botafoguense. Ele me disse que não deixaria de atender seus pacientes e neste segunda-feira ele me atendeu pelo segundo mês seguido em seu consultório já no começo da noite. E quando saí já passava das 19 horas e ainda havia uma paciente para ser atendida. Sem mais palavras…

JANJA – Demorou, mas a presença de Janja sempre ao lado do marido, presidente Lula, acabou ganhando a grande rede e ela se tornou motivo de muitos e muitos memes mundo afora. A foto que viralizou na Net é a que mostra Janja entre o presidente Lula e o presidente norte-americano Joe Biden. 

NÃO PERDOARAM – Com a agenda de encontro com a primeira-dama norte-americana, Jill Biden, cancelada, ela participou da agenda de Lula com o chefe de estado da maior potência mundial. E a foto do cumprimento entre Biden e Lula, na qual a brasileira pousa sua mão sobre as dos dois chefes de Estado, chamou atenção dos tuiteiros (foto à esquerda). Usuários fizeram montagens com a primeira-dama em outros encontros famosos, como o de Donald Trump e Kim Jong-um, em 2019 na Coreia do Norte. 

NÃO PERDOARAM (1) – Também foram lembrados os apertos de mãos entre Winston Churchill e Josef Stálin, pouco antes da vitória sobre os nazistas, e o cumprimento entre o Papa Francisco e o ex-ditador cubano Fidel Castro, em 2015. Até o encontro entre personagens do desenho Naruto virou referência. 

TRISTEZA – Até o fechamento da coluna, Turquia e Síria contavam mais de 37 mil mortes, além de centenas de milhares de famílias desalojadas ou desabrigadas vivendo a incerteza se serão ou não beneficiadas pela ajuda humanitária que chega de todos os cantos do mundo. A ONU faz previsão de que o número de mortes pode ser o dobro do que foi contabilizado até agora (foto abaixo). 

POUCA ESPERANÇA – Como hoje completa oito dias desde os tremores que abalaram Turquia e Síria, as esperanças de encontrar vítimas com vida são cada vez menores. Porém, ainda nesta segunda-feira, 13, as equipes de resgates, que contam com bombeiros brasileiros enviados pelo Governo de São Paulo, conseguiram resgatar algumas crianças com vida.

OVNIS – Os Objetos Voadores Não-Identificados (OVNIs) voltaram a tomar conta do noticiário de todo o mundo, depois que o Pentágono admitiu que, além do balão-espião da China, mais três OVNIs foram abatidos por caças da Força Aérea Americana no decorrer dos últimos dias. 

UFOS – Também representados pela sigla em inglês UFO (Unidentified Flying Object), tais objetos estranhos têm sido vistos pelo mundo todo nos últimos dias, causando uma grande movimentação no espaço aéreo de vários países e trazendo à tona muitos questionamentos, entre os quais se essa presença de extraterrestres na Terra seria prenúncio de uma invasão ao nosso planeta. 

TRANQUILIZANDO – Considerado o mais preparado ufólogo do país e respeitado em todo o mundo, o CEO do Ecossistema Dakila, pesquisador Urandir Fernandes de Oliveira (foto acima), tranquiliza a população: “Não se trata de uma invasão” explica ele em vídeo gravado pela sua equipe de TV com a finalidade de dar respostas aos questionamentos populares. Aliás, quem quiser conferir o que disse Urandir Fernandes sobre o assunto basta acessar compartilhe aqui.

VIVA O PORCO! – Está ficando monótono esses campeonatozinhos de começo de temporada. Pelo andar da carruagem, atropelamos a gambazada na quinta-feira e, dependendo do resultado dos jogos da quarta-feira, poderemos estar classificados às quartas-de-final com três rodadas de antecipação numa fase composta de apenas 12 rodadas. Então, vamos terminar também monotonamente com o nosso tradicionalíssimo Viva o Porco!

social aqui