Política e Transparência

Lula encontra Renan Calheiros e Eunício para selar apoio de parte do MDB

A reunião ocorrerá em São Paulo, com a presença de senadores e figurões dos dois partidos






O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se reúne com pelo menos dez diretórios do MDB, nesta segunda-feira (18). Conforme o portal Uol, o encontro acontece para selar apoio à sua chapa à Presidência da República. A reunião ocorrerá em São Paulo, com a presença de senadores e figurões dos dois partidos.

Os detalhes foram acertados na visita de Lula a Brasília na semana passada. Mesmo com a pré-candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS) pelo partido, o apoio deste grupo já estava claro em viagens do ex-presidente.

Até agora, os diretórios do MDB que fecharam acordo com o PT são de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. A articulação é feita pelo deputado José Guimarães (PTCE), um dos coordenadores da campanha no Nordeste.

Ainda de acordo com o Uol, deverão participar da reunião desta segunda os senadores Ranan Calheiros (MDB-AL), que sempre foi próximo de Lula; Eduardo Braga (MDB-AM); e Marcelo Castro (MDB-PI), além do ex-senador Eunício Oliveira (MDB-CE), que havia se distanciado do PT durante o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). O encontro terá um perfil mais simbólico. Em parte desses estados, os acordos já estão consolidados.