Mundo

Estudo: máquinas agrícolas atuais pesam mais que os maiores dinossauros, e isso é ruim para o ambiente

Os pesquisadores acreditam, portanto, que a compactação provocada pelas máquinas agrícolas gigantes é semelhante ao dos dinossauros






Um estudo feito pelos pesquisadores Thomas Keller, da universidade de Uppsala (Suécia), e Dani Or, do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (Suíça), constatou que o peso das máquinas agrícolas hoje já é maior do que a maioria dos dinossauros que pisou na Terra. Isso porque os saurópodes, considerados os maiores entre os gigantescos animais, pesavam cerca de 60 toneladas, semelhante ao peso de uma colheitadeira totalmente carregada.


Nos últimos 60 anos, o peso de tratores e máquinas utilizadas em fazendas aumentou de forma considerável, conforme se deu o avanço da agricultura intensiva e em larga escala. Atualmente, por exemplo, uma colheitadeira é quase dez vezes mais pesada do que nos anos 1960.

Neste sentido, o peso das máquinas agrícolas, tanto quanto o dos animais na época dos dinossauros, é importante porque certas superfícies sofrem pressão excessiva e acabam sendo compactadas de forma crônica. Solos são ecossistemas frágeis e pneus, cascos de animais e pés humanos aplicam pressão e esmagam os poros — responsáveis pela circulação do ar —, não apenas na superfície como de forma mais profunda.

Segundo o estudo, a compactação do solo reduz o crescimento das colheitas e aumenta o risco de inundações, à medida que a água escorre da terra mais rapidamente. Os pesquisadores acreditam, portanto, que a compactação provacada pelas máquinas agrícolas gigantes é semelhante ao dos dinossauros saurópodes que viveram 66 milhões de anos atrás.