28 de Março de 2024 | 18:10
Campo Grande
-->
Noticia de: 09 de Agosto de 2022 - 07:00
Fonte A - A+

Mato Grosso do Sul registra primeira morte suspeita de varíola dos macacos

Um homem de 31 anos residente em Camapuã morreu no último sábado (5), no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul com suspeita de monkeypox, mais conhecida como varíola dos macacos.

O caso foi divulgado pelo Secretário de Estado de Saúde, Flávio Britto, na  segunda-feira (08). O rapaz foi encaminhado ao HRMS após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). A vítima tinha histórico de uso de drogas e apresentava erupções na pele.

De acordo com o secretário, o rapaz apresentou algumas feridas e manchas vermelhas no corpo e veio a óbito após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O homem faleceu no sábado (8).

A causa da morte ainda não foi confirmada como varíola dos macacos. O caso será investigado em um laboratório do Rio de Janeiro.

“A gente não pode afirmar que é do monkeypox. Foi constatado que ele tinha algumas feridas e isso pode ser de várias situações, não necessariamente monkeypox. Os exames foram para o Rio de Janeiro, estamos aguardando o retorno disso para saber se foi vítima do monkeypox ou não”, afirmou.

O secretário de Saúde afirmou que a morte suspeita não é motivo de alarde. “A letalidade do monkeypox é muito baixa, até em países que estão em endemia. Não há necessidade de alarde”.

Mato Grosso do Sul tem oito casos confirmados de varíola dos macacos, sendo sete em Campo Grande e um em Itaquiraí.

social aqui