08 de Agosto de 2022 | 21:39
Campo Grande
-->
Noticia de: 11 de Julho de 2022 - 07:00
Fonte A - A+

Politicando com Jota Menon

GESTO NOBRE – Colaboradores da Vetria Mineração e Vetorial Siderurgia promoveram na manhã desta sexta-feira, 8, a doação de mais de 300 quilos de alimentos e produtos de higiene e limpeza (foto acima) arrecadados em evento social realizado no dia 2 de julho em Campo Grande. O beneficiário foi o Asilo São João Bosco, entidade assistencial que há décadas atende idosos carentes no município de Campo Grande. Produtos alimentícios de primeira necessidade, assim como fraldas geriátricas, compõem a lista do material arrecadado no “Arraiá Solidário” e doado pelos colaboradores das duas empresas ao Asilo São João Bosco. As duas empresas estão localizadas no município de Ribas do Rio Pardo.

NOVO COMANDO – O setor de marketing da Prefeitura da Capital tem novo comandante. Vassil Oliveira, publicitário importado de Goiás, será o responsável pela performance da prefeita Adriane Lopes (Patriota/foto acima). Entre outros cargos relevantes, Vassil foi responsável pelo setor de comunicação do Governo de Íris Rezende, em Goiás, e presidiu a Agência Central de Comunicação. Desejamos boas vindas ao marqueteiro e esperamos que ele torne o setor de comunicação da prefeitura da capital mais ágil, porque até então era uma lerdeza de fazer chorar.

NOVO MARQUETEIRO – Por falar em novidades no marketing político, quem está de marqueteiro novo é o pré-candidato a governador pelo PSDB, ex-secretário de Infraestrutura Eduardo Riedel (foto acima). Como sentiram que santo de casa não estava fazendo milagre, a solução foi buscar um marqueteiro de fora, capaz de fazer com que a pré-candidatura de Riedel recupere o tempo perdido e chegue ao dia da convenção como uma candidatura consolidada e capaz de arregimentar votos suficientes para levá-lo ao segundo turno do embate eleitoral. Do jeito que estava não dava para continuar.

DESCRENTES – Motoristas não estão nem acreditando no que estão vendo: o preço dos combustíveis diminuindo. Tanto não estão acreditando que abastecem por um preço ainda considerado exorbitante e já se preparam para ver a direção da Petrobrás engolir os centavinhos a menos que representou a diminuição da alíquota do ICMS sobre gasolina, álcool e gás de cozinha, além da energia elétrica. O preço do Diesel não sofreu alteração, porque a alíquota já era subsidiada pelo governo do Estado, taxada em 12%.

DENGUE – Não é porque a Dengue não seja uma doença tão letal quanto a Covid-19 que é pra relaxar. Por esses dias, duas pessoas morreram vitimados pela Dengue, uma doença muito fácil de ser controlada. Basta cada cidadão agir com reponsabilidade e eliminar recipientes que servem de “motel” para o Aedes aegypt, o hospedeiro da Dengue, da Zika, da Chikungunya e a Febre Amarela. Pensa num mosquitinho canalha e que põe muitos machões acamados! Vamos nos unir, todos contra a Dengue!

Adonis Marcos já encarou pleitos eleitorais, como candidato a deputado estadual e vereador – Reprodução/ Redes sociais

DESISTIU – Luhhara Arguelho não é mais candidata a governadora de Mato Grosso do Sul pelo PSOL. Ela anunciou a sua desistência na noite da quinta-feira, 7, e em seu lugar foi confirmado imediatamente o nome do recém-chegado ao partido Adonis Marcos (foto acima). Com 38 anos de idade, ele é o mais jovem dentre os sete candidatos e candidatas a governador (a) do Estado. 

Chapa que tem a experiência de André pode contar com a garra e juventude do vereador Papy _ Divulgação

PAPY VICE – Muita gente achou exagero e até megalomania do vereador Papy (Solidariedade/foto acima) dizer que só sairia candidato na eleição de outubro se fosse convidado para ser candidato a vice-governador. Como o seu partido está fechado com o MDB de André Puccinelli e como Papy tem estado presente na maioria das reuniões políticas do ex-governador e pré-candidato do MDB, sua postulação passou a ser vista com outros olhos já sendo confirmada por alguns órgãos de imprensa.

Deputado estadual Renato Câmara e sua mulher Cristiane Câmara em foto de O Progresso

AINDA O VICE – Com relação ao (à) candidato (a) a vice-governador na chapa de André Puccinelli, comentam-se nos meios políticos que ele ainda tentará buscar um ou uma vice no interior do Estado. Quando se fala interior, ganha força o nome da médica douradense Cristiane Iguma Câmara (foto acima), mulher do deputado estadual Renato Câmara (MDB). Em favor de Cristiane contaria, ainda, o fato de ela ser douradense, ou seja, representante do segundo maior colégio eleitoral do Estado.

Viviane ao lado de Felipe Orro (Reprodução/Facebook)

VICE DE MARQUINHOS – Depois de levar uma “tábua” do médico Ricardo Ayache (PSB), presidente da legenda e da Cassems, Marquinhos Trad (PSD) está à caça de um bom nome, de preferência mulher, para compor a sua chapa a governador. Fala-se muito no nome da médica Viviane Orro (foto acima), representante dos municípios de Aquidauana e Anastácio. Ela é mulher do deputado estadual Felipe Orro, que foi prefeito de Aquidauana por oito anos e que é filho do saudoso ex-deputado estadual Roberto Orro, ex-presidente da Alems.

Ex-governador do Ceará e presidenciável do PDT, Ciro Gomes – Imagem: Divulgação/PDT

POLARIZANDO – Está ficando difícil para os candidatos apontados como terceira via transmitirem confiança aos eleitores ainda indefinidos quanto em quem votar no dia 2 de outubro. Ciro Gomes (PDT/foto acima) vai pra sua quarta tentativa de ser presidente de República e mais uma vez parece mais servir para atrapalhar a candidatura de Lula (PT), de quem foi ministro, do que competir propriamente dito.

POLARIZANDO (1) – Já a senadora Simone Tebet (foto acima), do MDB aqui do nosso Mato Grosso do Sul, conseguiu finalmente sair dos 2% na última pesquisa, quando marcou três pontos na tendência de votos. O índice, porém, ainda é visto como insuficiente para cacifá-la a destronar o presidente Bolsonaro (PL) do segundo lugar. O primeiro lugar de Lula (PT) é dado como irreversível e com chances de vencer ainda no primeiro turno.

O presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Lula _ REPRODUÇÃO / ALAN SANTOS / PR

POLARIZANDO (2) – Diante das dúvidas que as duas candidaturas “terceira via” transmitem ao empresariado e até mesmo em marqueteiros, a eleição vai se definindo pela polarização entre a direita extremada, liderada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e a esquerda, com cara de centro-direita, representada pela chapa Lula (PT)/Geraldo Alckmin (PSB) (foto à direita).

Imagem mostra momento em que Shinzo Abe inicia discurso durante comício em Nara _ TOSHIHARU OTANI/JIJI PRESS/AFP – 08.07.2022

VIRALIZOU – Um vídeo que circula nas redes sociais nesta sexta-feira (8) mostra o momento em que o ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, de 67 anos, é baleado pelas costas durante um comício na cidade de Nara, no oeste do país. As imagens revelam que Tetsuya Yamagami, de 41 anos, chegou por trás de Abe enquanto ele discursava a apoiadores. Após o primeiro tiro, o ex-premiê japonês interrompe o discurso (foto acima); em seguida, no segundo disparo, ele cai no chão e é cercado por seguranças. Cena forte e muito triste por ocorrer em uma Nação que é modelo para o mundo e onde crimes de homicídio quase foi erradicado de seu território. Nossas condolências à Colônia Nipônica radicada em Mato Grosso do Sul, a segunda maior do Brasil, sendo superada apenas pelo Estado de São Paulo.

VIVA O PORCO – Já sabendo em quais datas vamos cozinhar o Galo, despeço-me de meus leitores como sempre fiz em minha vida, desde os tempos de “Chute no saco” (década de 1980), depois “Chute no Roxinho” (década de 1990) até chegar à seriedade do Politicando (Século XXI): viva o maioral, sensacional, incomparável e imbatível Verdão do Parque Antártica. Viva o Porco!

social aqui