Geral

Orkut é reativado por programador e promete novidades

O Orkut chegou em 2004 e chegou a ter 30 milhões de usuários ativos somente no Brasil



Orkut foi reativado e promete novidades (Reprodução internet)




A rede social mais popular do Brasil nos anos 2000, Orkut, pode voltar nos próximos dias, o criador da plataforma reativou o site com uma mensagem, assinada pelo programador turco Orkut Büyükkökten, dizendo “Eu sou uma pessoa otimista. Acredito no poder da conexão para mudar o mundo”, diz o texto, publicado em inglês e português. “É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!”.

O que chamou a atenção dos internautas é que ao mesmo tempo em que o site do Orkut foi reativado com a mensagem, a rede social Hello, também lançada por Büyükkökten, em 2016, foi desativada. “Estamos pausando as operações do hello enquanto preparamos algo ainda melhor”, diz mensagem estampada na plataforma.

 

O Orkut chegou em 2004 e chegou a ter 30 milhões de usuários ativos somente no Brasil, o que representa uma parcela considerável da população do país com acesso à internet na época. Os brasileiros eram os principais usuários da plataforma, que se popularizou principalmente no país e na Índia.

O site funcionava como um misto de página pessoal – similar aos feeds do Facebook e do Instagram – e uma estrutura de fóruns, as comunidades, onde pessoas com interesses comuns se reuniam. O Google, que comprou a rede social em 2008, anunciou o fim oficial do Orkut em 2014 por questões estratégicas de mercado.

Na mensagem em que diz que “está preparando algo novo”, Büyükkökten também fala de questões de privacidade e da polarização nas redes. “Nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir. Elas devem proteger nossos dados, não vendê-los. Elas devem nos dar esperança, não medo e ansiedade. A melhor rede social é aquela que enriquece sua vida, mas não a manipula.”

(Com informações do site NEXO Jornal)