Mundo

Zelensky: supostos crimes de guerra serão investigados com ajuda internacional

Muitos dos cadáveres tinham as mãos amarradas, ferimentos de tiros à queima-roupa e sinais de tortura



Foto: Reprodução/Twitter:@ZelenskyyUa




O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que o país vai conduzir uma  sobre supostas atrocidades cometidas por tropas da Rússia, com  internacional. Em pronunciamento, Zelensky afirmou que “o mundo já viu muitos crimes de guerra”, acrescentando que “chegou a hora de fazer com que crimes de guerra cometidos por tropas russas sejam a última maldade do tipo na Terra”.

Segundo Zelensky, um mecanismo de justiça especial será criado para investigar os crimes russos, com participação de procuradores e juízes internacionais.

Autoridades ucranianas alegam que os corpos de ao menos 410 civis foram encontrados em áreas próximas à capital do país, Kiev, após o recuo de tropas russas na semana passada. Muitos dos cadáveres tinham as mãos amarradas, ferimentos de  à queima-roupa e sinais de tortura. Líderes internacionais condenaram as supostas atrocidades e pediram sanções mais duras contra Moscou.

A Rússia rebateu as acusações de Kiev como uma “provocação” de autoridades ucranianas e iniciou uma reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para discutir a questão. Fonte: Associated Press.