28 de Março de 2024 | 14:28
Campo Grande
-->
Noticia de: 27 de Abril de 2022 - 13:00
Fonte A - A+

SES autoriza municípios a vacinar crianças menores de 5 anos contra a influenza

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) autorizou os 79 municípios a iniciar a vacinação em crianças a partir de seis meses a menores de 5 anos de idade contra a Influenza. Em razão da baixa procura pela vacina, a SES antecipou a vacinação em crianças que estava prevista para começar na segunda etapa da campanha, no dia 3 de maio, junto com os demais públicos.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Flavio Britto, no próximo dia 30 de abril acontece o Dia D de Vacinação contra a Influenza no Estado, com foco no novo público. “Todos os municípios farão as suas próprias estratégias, a fim de alcançar o maior número de pessoas vacinadas. Então, idosos, profissionais de saúde e agora – as crianças acompanhadas dos pais ou responsáveis –, podem procurar uma unidade de saúde ou local destinado para o Dia D de Vacinação”.

A coordenadora Estadual de Vigilância Epidemiológica da SES, Ana Paula Rezende de Oliveira Goldfinger, ressalta que desde o início da campanha realizada no dia 4 de abril, a cobertura vacinal atingiu apenas 10% da meta vacinável de 90% no Estado. “Não podemos esquecer que estamos no início da campanha, mas infelizmente, tivemos pouca adesão dos idosos nesta campanha. Por isso, precisamos que tanto eles quanto os profissionais de saúde, procurem uma unidade para se vacinar. Não deixem de se vacinar”.

“Com as doses contra a Influenza disponíveis, decidimos abrir para todos os municípios a vacinação contra Influenza em crianças, mas cada município pode adotar a sua estratégia. E frisamos que as fases da Influenza não abrem ao mesmo tempo, elas acontecem de forma escalonada e a depender do quantitativo de imunizantes recebido pelo Ministério da Saúde”, informou Ana Paula.

A população estimada apta a se vacinar contra a Influenza é de 1.048.221. Mato Grosso do Sul recebeu do Ministério da Saúde 220 mil doses de imunizantes e já foram aplicadas 78.102 doses, correspondendo a 9,90% de cobertura vacinal.  Do grupo prioritário, a cobertura vacinal em idosos está em 17,7%, trabalhadores de saúde 16,5% e crianças 0,6%.

Ana Paula ainda destaca que os profissionais de saúde devem ofertar de forma simultânea a vacina contra o sarampo para crianças de seis meses a menores de cinco anos.

Influenza

A campanha acontecerá em duas etapas. O Dia D de mobilização nacional está previsto para o dia 30 de abril, mas estados e municípios podem alterar a data.

Primeira etapa - entre os dias 04/04 e 02/05

Idosos com 60 anos ou mais;

Trabalhadores da saúde;

Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); (NOVO)

Segunda etapa - entre os dias 03/05 e 03/06

Gestantes e puérperas;

Povos indígenas;

Professores;

Comorbidades;

Pessoas com deficiência permanente;

Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;

Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;

Trabalhadores portuários;

Funcionários do sistema prisional;

Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

População privada de liberdade.

Sarampo

Começa no dia 4 abril - profissionais de saúde que não possuem o registro da dose na carteirinha de vacinação e crianças a partir de seis meses e menores de cinco anos.

Rodson Lima, SES
Foto: Arquivo

social aqui