Geral

MS tem chuvas abaixo da média histórica e 19 cidades em seca extrema; veja lista

De acordo com o relatório, fevereiro registrou valores 75% abaixo da média



A seca é decorrente da atuação de massa de ar seco e quente. - Arquivo/Midiamax




O monitoramento mensal das secas realizado pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima) e Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) demonstra que o mês de fevereiro deste ano apresentou chuvas abaixo da média histórica em grande parte dos municípios de Mato Grosso do Sul. 

De acordo com o relatório, fevereiro registrou valores 75% abaixo da média de chuvas acumuladas, que variaram entre 0 a 120 milímetros. Os números são decorrentes da atuação de massa de ar seco e quente. 

No entanto, municípios da região do extremo norte tiveram chuva acima da média, com variação de 120 a 180 milímetros devido a passagem de umidade aliada ao aquecimento diurno. Além disso, a passagem de frente fria favorece os acumulados de chuva nesta região. 

Conforme os dados de precipitação acumulada do mês de fevereiro, os municípios de Água Clara e Paranaíba tiveram chuvas acima de 100 milímetros por mês. Confira:

Ao comparar com o cenário do mês de janeiro, houve avanço da seca grave nas regiões centro e no sudoeste, a seca extrema. Por outro lado, no nordeste de Mato Grosso do Sul houve recuo da seca excepcional e extrema, por conta das chuvas acima da média. 

Também foi feita uma análise dos municípios do Estado mais afetados pela seca. A cidade de Aparecida do Taboado foi atingida pela seca excepcional na intensidade máxima, de nível 6. Já os municípios de Anastácio, Antônio João, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caracol, Cassilândia, Guia Lopes da Laguna, Inocência, Jardim, Maracaju, Miranda, Nioaque, Paranaíba, Ponta Porã, Porto Murtinho, Selvíria e Três Lagoas foram classificados como afetados pela seca extrema, de nível 5. 

 

Jornal Midiamax