28 de Março de 2024 | 14:07
Campo Grande
-->
Noticia de: 28 de Março de 2022 - 07:00
Fonte A - A+

Copa Brasil de Paracanoagem agita Campo Grande e Fernando Rufino fatura dois ouros

Fim de Copa Brasil de Paracanoagem no lago do Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, com grandes feras na água. Foram dois dias de competições, sexta-feira (25) e sábado (25), que reuniram 48 paracanoístas.

O evento foi sediado pela primeira vez na região Centro-Oeste, com organização da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) junto à Federação Estadual (FCaMS), com apoio do Governo do Estado, por intermédio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul).

A Copa contou com a presença de competidores vindos do Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro. Foram disputadas provas em oito categorias: KL1, KL2, KL3, VL1, VL2, VL3, KLT1 e KLT2, nos gêneros feminino e masculino.

Secretário Eduardo Riedel acompanhou a final da competição que movimentou o Parque das Nações Indígenas sexta e sábado

Fã assíduo de esporte, o secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel, acompanhou o evento ao lado da esposa Mônica Riedel. Para ele, a competição só veio somar a todas as políticas públicas que Mato Grosso do Sul já desenvolve, por meio da Fundesporte.“Eu acho que o investimento no esporte tem que passar de ser uma retórica e ser, de fato, concretamente, um investimento prioritário. Esse evento é um orgulho para o Estado, fruto de todo um esforço que é um orgulho pra gente, e vai continuar agregando e contribuindo para o desenvolvimento do esporte aqui no Estado”.

Fernando Rufino, prata da casa e bolsista do Governo do Estado, sagrou-se campeão em duas provas, nos 200 metros das classes KL2 e VL2 (caiaque e canoa). O sul-mato-grossense, conhecido como “Cowboy de Aço”, do Clube de Regatas de Aquidauana (CRA), fez o tempo de 52s540 no KL2, ficando quase dois segundos à frente de Igor Alex Tofalini, do Iate Clube de Londrina/PR (ICL (54s260). Quem garantiu a terceira colocação foi Luís Carlos Cardoso (Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo do Campo/SP(AFPSBC), com a marca de 54s680.

“A torcida aqui foi gigante e as emoções chegaram a 100%, foi muito bom poder competir aqui em casa e ganhar duas medalhas de ouro. A organização do evento está de parabéns e eu saio com uma felicidade em dose dupla, pela vitória e por ter uma competição tão bonita aqui no meu Mato Grosso do Sul”, fala Rufino, natural de Eldorado (MS) e medalhista de ouro também na Paralimpíada de Tóquio-2020.

A torcida por Cowboy de Aço teve a presença de duas pessoas especiais: seu pai Roberto Rufino de Paulo e sua mãe Rosangela Oliveira de Paulo, ambos assistindo presencialmente uma prova do filho pela primeira vez. “Foi muito bacana. É bom ver o meu filho campeão de novo”, destaca Seu Roberto. “Ver ele ser campeão duas vezes foi muito emocionante”, diz a mãe.

Lago do Parque das Nações Indígenas foi palco da competição nacional

Na disputa do VL3 masculino, Giovane Vieira de Paula (ICL de Londrina/PR) conquistou a medalha de ouro com o tempo de 51s180 no percurso de 200 metros. O segundo lugar ficou com Caio Ribeiro de Carvalhom do Clube Regatas do Flamengo, e em terceiro André dos Santos Prates, do BraVa’a do Rio de Janeiro/RJ. “Graças a Deus deu tudo certo na canoa e garanti o primeiro lugar. Agora, é pensar nas competições internacionais. Um grande abraço a todos que torceram por mim”, exalta Giovane Vieira, conhecido como “Pantera Negra”.

Disputando o KL1 feminino, a atleta sul-mato-grossense Katiane Andrade de Almeida ficou na quinta posição. No entanto, para ela, só o fato de competir já é uma grande vitória. Esta é a segunda vez que a canoísta do Clube Estoril, de Campo Grande, disputa uma prova de paracanoagem. “Foi um prazer competir em casa, ter a torcida com a gente. Foi uma disputa acirrada, fazer parte do esporte paralímpico é uma honra e vou firme para poder chegar longe”.

A campeã da KL1 entre as mulheres foi Mari Christina Santilli, do CRC Curitiba (PR). Em segundo ficou Aline Furtado de Oliveira e em terceiro Pamela de Lima Kesler, amba do Instituto dos Bombeiros de Responsabilidade Social de Brasília/DF (Ibres).

Copa Brasil marca Campo Grande

Pela primeira vez Mato Grosso do Sul recebeu um evento nacional de paracanoagem. A Capital do Estado abraçou os atletas e também a competição. Foram dois dias de provas, mas muitos dias de preparação, que envolveu profissionais locais e também a equipe técnica da CBCa. Para o presidente da entidade, Rafael Girotto, trazer essa competição para Campo Grande mostra o novo propósito da Confederação.

“É com muita satisfação e felicidade que finalizamos a Copa. Uma cidade que está acostumada a exportar paratletas e agora está recebendo paratletas, os principais nomes estão aqui na cidade e tudo ocorreu bem, o pessoal adorou o evento, dá para ver o clima amigável e feliz que está no ar”, salienta Girotto.“É um projeto da CBCa explorar locais que não eram explorados para popularizar cada vez mais o nosso esporte. Estamos conseguindo fazer isso com ações como este evento aqui. Eu só tenho a agradecer todos os parceiros que nos ajudaram”, finaliza o presidente da CBCa.

IBRES é a equipe campeã do evento

A equipe brasiliense IBRES foi a grande campeã da Copa Brasil de Paracanoagem, eles somaram 184 pontos. Em segundo lugar ficou a equipe paranaense de Londrina/PR a ICL que garantiu 72 pontos. Já na terceira colocação outra equipe do Paraná o CRC Curitiba com 62 pontos. Ao todo 10 equipes estiveram presentes em Campo Grande para a disputa que durou dois dias.

O evento foi realizado pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), patrocinado pelo Comitê Paralímpico do Brasil, e contou com a organização da Federação Estadual de Canoagem (FCaMS). A Copa Brasil teve apoio do Governo do Estado, por meio da Fundesporte, do Instituto de Meio Ambiente (Imasul) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS).

Confira abaixo todos os resultados das finais e a galeria completa de fotos:

Resultados finais

Galeria de fotos

Lucas Castro – Fundesporte, com informações da CBCa

Fotos: Yuri Marinho/CBCa

social aqui