Brasil

Paciente recebe cachaça no lugar de água em hospital no interior da Bahia

A enfermeira Valci dos Santos explicou que pegou a garrafa com o líquido em cima de um armário, onde a equipe costuma deixar água para agilizar o atendimento aos pacientes



Paciente que recebeu a bebida alcoólica no lugar do medicamento - Divulgação




Zenilda Lisboa, moradora da cidade de Santa Terezinha, cidade que fica cerca de 210 quilômetros de Salvador, recebeu um copo de cachaça por engano de uma enfermeira no Hospital Municipal de Santa Teresinha.

O caso aconteceu no último sábado (12), após a paciente dar entrada no hospital devido com dor intensa no estômago. Zenilda ficou em observação, quando resolveu pedir um copo de água para enfermeira Valci dos Santos. Ao beber o líquido, a paciente percebeu imediatamente que não era água. “Fui medicada e colocada em observação. Só que eu estava com muita sede, garganta seca, com dificuldade para respirar, e aí pedi água para a enfermeira. Ela foi buscar a água e, quando voltou com o copo, bebi", contou ela.

"Quando bebi, identifiquei que não era água, que era bebida alcoólica. Aí passei mal, vomitei e fiquei internada no hospital. Fui para casa, mas senti muitas dores no estômago, ardência e retornei para o hospital”.

Para reportagem do G1, a enfermeira Valci dos Santos explicou que pegou a garrafa com o líquido em cima de um armário, onde a equipe costuma deixar água para agilizar o atendimento aos pacientes. “Na emergência desta unidade, a gente deixa sempre um recipiente com água em cima do armário da emergência. Para que isso? Para não perder tempo quando tem paciente passando mal e a gente não deixar o paciente sozinho para pegar água. Então, esse recipiente já fica lá, em cima do armário. Peguei um copo e enchi. Eu estava de máscara, não senti nenhum cheiro. Peguei a água e dei para a paciente", explicou.

"Ela me perguntou: ‘o que é isso?’ Eu respondi: ‘água’. E ela disse: ‘não é água, não. É bebida alcoólica’. Aí tirei a máscara para cheirar e realmente era bebida alcoólica. Estava em uma garrafa de água mineral, porém o líquido dentro não era água mineral".

Ainda conforme a apuração do G1, o secretário municipal de saúde de Santa Teresinha, José Lindomar, pediu desculpas pelo ocorrido e afirmou que uma sindicância foi aberta para investigar como a cachaça foi parar na unidade.