Policial

Filho que matou mãe com mais de 30 facadas é indiciado por feminicídio

Matheus foi levado para o presídio






Matheus Gabriel Gonçalves dos Santos, de 18 anos, acusado de matar a mãe, Marta Gouveia dos Santos, de 37 anos, com 30 facadas em Nova Andradina, a 297 quilômetros de Campo Grande, foi indiciado por feminicídio. Ele foi transferido para um presídio.

A delegada Daniella de Oliveira da Dam (Delegacia de Atendimento à Mulher) concluiu o inquérito e indiciou Matheus pelo crime não restando dúvidas sobre a autoria do crime, segundo o site Nova News. Depois dos 30 dias de sua prisão temporária, ele foi transferido para um presídio na quarta-feira (2).

Mas, segundo a investigação não foi possível concluir se houve crime sexual, porém aguarda-se outra perícia referente a alguns possíveis materiais genéticos colhidos no corpo da vítima. 

No dia 10 de fevereiro, o antigo advogado de Matheus disse que esperava resultados de exames de coleta de material genético que provaria a inocência dele. Matheus teria alegado inocência e que o autor do crime seria um parente do ex-marido de Marta, mas a possível motivação não foi revelada. No dia 25 de janeiro, dois dias após a morte de Marta, o jovem prestou depoimento e disse: “senti grande aflição ao saber da morte da minha mãe, mais pelos meus irmãos porque eu já estava com outros planos”.

Os planos de Matheus seriam servir o Exército, em Aquidauana, onde acabou preso no dia 4 de fevereiro. O rapaz ainda contou que Marta queria mudar de cidade, já que não estava conseguindo arrumar emprego na sua área, técnica de enfermagem. Segundo o rapaz, a mãe estava trabalhando como cuidadora de um cadeirante.

Depoimento

Em depoimento, Matheus disse que havia chegado até a delegacia no dia do desaparecimento para registrar a ocorrência do sumiço de Marta, mas que ao chegar na porta desistiu, indo embora para casa por volta das 9h40 da manhã de 23 de janeiro.

Seis horas depois, o corpo de Marta acabou encontrado às margens da rodovia MS-276. Ela estava seminua e tinha sido assassinada com 30 facadas na cabeça e no pescoço.

Ainda segundo o depoimento de Matheus, a mãe pretendia mudar para Maringá e todos iriam com ela. Na semana anterior à sua morte, a vítima teria conversado com várias pessoas, inclusive em Maringá, na tentativa de arrumar uma casa para fazer a mudança. Matheus ainda contou que a mãe pretendia ir até o estado paranaense em busca de conseguir uma residência para alugar.

Matheus relatou que próximo ao horário do almoço quando já estavam todos à procura de Marta, ele chegou a ligar do celular do irmão de 11 anos para o Ciops para falar sobre o sumiço de sua mãe, mas foi informado que teria que ligar na delegacia de Polícia Civil, mas ele não ligou. 

Já na delegacia quando soube que o corpo de uma mulher havia sido encontrado às margens da rodovia, naquele momento soube que era sua mãe e que tentou quebrar seu celular por aflição. Posteriormente, o aparelho de Matheus acabou apreendido pela polícia. O rapaz ainda disse que a mãe era explosiva com os filhos e que o relacionamento dos dois se tornou mais próximo nos últimos tempos. Exames para saber se Marta sofreu violência sexual foram solicitados, mas ainda não ficaram prontos.