28 de Março de 2024 | 19:23
Campo Grande
-->
Noticia de: 16 de Novembro de 2016 - 10:16
Fonte A - A+

Pecuária orgânica é alternativa para aumentar produtividade em MS

Além de descartar efeitos colaterais os medicamentos homeopáticos podem ser utilizados em animais de todos os portes, de forma preventiva, como na nutrição, ou com finalidade medicamentosa

Divulgação

Da redação



Alunos do curso Técnico em Agronegócio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar/MS), por meio do Sindicato Rural de Campo Grande, constataram que o uso de nutrição e medicamentos homeopáticos podem alavancar a produtividade e o lucro nas fazendas de MS. Neste sábado (12), em visita técnica a uma fábrica de Campo Grande, que fomenta a pecuária orgânica em todo País, foi confirmada a viabilidade de produtos de origem animal, vegetal e mineral, em grandes rebanhos, e o crescimento de criadores de gado adeptos no Estado.

“Quando trabalhamos com homeopatia conseguimos produzir leite e carne sem resíduos, além de aumentar a produção. E quando se utiliza de forma populacional, garantindo a dosagem mínima necessária e a continuidade de uso, estimulamos não só a produção, como também a lucratividade do produtor”, afirma o coordenador de relacionamento da Real H, Ulisses Penaforte, ao destacar a homeopatia como alternativa para o avanço na produtividade nas fazendas.

Além de descartar efeitos colaterais os medicamentos homeopáticos podem ser utilizados em animais de todos os portes, de forma preventiva, como na nutrição, ou com finalidade medicamentosa. “Quando falamos em homeopatia populacional, nos referimos a uma terapêutica do bem, que preza pelo bem estar animal e pelo desenvolvimento sustentável. A pecuária orgânica preza por essa qualidade do alimento, de que não se pode ter produto químico”, ressalta o coordenador ao sinalizar o avanço dessa prática na região de Mato Grosso do Sul.

Questionado em relação aos custos dos produtos homeopático na pecuária, Penaforte afirma que trabalhada a dosagem preventiva, torna-se um investimento interessante, levando em conta a dispensa da medicação alopática. “Usando como exemplo a bovinocultura de corte, em determinadas situações, evita-se a retirada do animal do pasto, o que levaria à perda de peso, dispensamos também banhos químicos nos animais e reduzimos o manejo. Com isso, o produtor consegue economizar dentro da propriedade,” exemplifica ao ressaltar que na pecuária leiteira o produtor ainda poderá ser bonificado pela qualidade.

Os alunos do curso Técnico em Agronegócio analisaram a estrutura da fábrica e os processos de toda produção, com o objetivo de adquirir noções relacionadas à qualidade e segurança alimentar, bem como a responsabilidade social e ambiental no agronegócio, disciplinas pré-requisitos para obtenção do título.

social aqui