Saúde

Doses infantis de vacina contra a Covid chegam a partir do dia 10, diz Queiroga

A pasta não informou o número de participantes da consulta e também não indicou se haverá algum uso dessas informações



Demais unidades federativas analisam o procedimento que vão adotar Breno Esaki/Agência Saúde DF




O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta segunda-feira (3) que as doses infantis da vacina da Pfizer para crianças entre 5 e 11 anos devem começar a chegar ao Brasil a partir do próximo dia 10, segunda-feira da próxima semana.

O Ministério da Saúde não relevou ainda quais informações foram recolhidas depois da inédita consulta pública sobre vacinação em crianças, que o governo iniciou no dia 21 de dezembro, encerrada no domingo (2). A iniciativa foi criada após a Anvisa ter liberado para uso emergencial a vacina infantil da Pfizer.

A pasta não informou o número de participantes da consulta e também não indicou se haverá algum uso dessas informações.

Há ainda a perspectiva de que haja uma audiência pública – outro dispositivo usado pelo governo – para consultar a comunidade médica nesta terça-feira (4) antes de iniciar a vacinação.

A Anvisa já havia consultado cerca de 1.600 pessoas – entre elas, cientistas e médicos – para liberar em caráter emergencial a vacina para crianças, mas o ministro Queiroga disse que ainda quer ouvir especialistas.

Os médicos que vão participar da audiência pública serão conhecidos apenas durante o evento, e não foram esclarecidos os critérios usados pelo governo para a convocação.

Campanha
O governo também não informou as diretrizes sobre a campanha de vacinação das crianças entre 5 e 11 anos. Não há definição sobre o início das aplicações das doses infantis nem quais crianças devem receber a dose com prioridade.

O ministro disse que, independentemente da consulta e da audiência públicas, a recomendação do Ministério já está feita: será necessária a apresentação da prescrição médica.

Apesar da declaração do ministro, alguns estados já disseram que não vão exigir o pedido médico durante a campanha de vacina infantil contra a Covid.

Também não se sabe quantas doses serão adquiridas. A Pfizer declarou que espera o pedido do governo brasileiro sobre a quantidade necessária de doses da vacina infantil.