28 de Março de 2024 | 22:06
Campo Grande
-->
Noticia de: 19 de Outubro de 2021 - 15:38
Fonte A - A+

JUBs Brasília: Futsal feminino de MS termina como segundo melhor do país e faz história

Mato Grosso do Sul mais vez fez história no futsal feminino nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Representante do estado na modalidade, a equipe da Universidade Católica Dom Bosco (UCBD) terminou a 68ª edição da maior competição universitária da América Latina, realizada em Brasília (DF), na segunda colocação da primeira divisão, repetindo o feito de 2015.

O Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), apoiou a delegação sul-mato-grossense, coordenada pela Federação Universitária de Esportes (FUEMS).

O time salesiano fechou a fase de grupos na liderança, com sete pontos, fruto de vitória sobre contra Faculdade Faipe (MT) e UniAteneu (CE), e empate diante da Uninassau (PB). As quartas de final foram contra a Multivix (ES) e terminaram com superioridade sul-mato-grossense, por 6 a 1.

Na semifinal, triunfo sobre o Iesb (DF), por 2 a 1. A Uniplac (SC), que tem em seu elenco Amandinha, melhor jogadora de futsal do mundo por sete vezes consecutivas, foi a adversária da decisão. A base do plantel da instituição catarinense integra as Leoas da Serra (SC), uma das maiores e mais respeitadas equipes de futsal feminino do planeta. No fim, revés na final por 7 a 0, o que não tirou o brilho de mais uma campanha histórica da UCDB nos JUBs.

Capitãs da final: Bruna Elisbão x Amandinha

“Superamos equipes tradicionais de São Paulo, Paraná e Brasília. Dos quatro times que chegaram às semifinais, só o nosso não faz parte da liga nacional feminina [a Novo Futsal Feminino Brasil – NFFB]. Mostramos que podemos bater de frente contra qualquer equipe e isso é gratificante”, destaca o técnico da UCDB, Luiz Fernando Borges Daniel, o “Nando”.

Uma história peculiar marcou a campanha da Católica. A atleta Thaynara Recaldes precisou deixar Brasília após a disputa da primeira fase e retornou a Campo Grande às pressas para presenciar o casamento da irmã. O elenco, no entanto, mobilizou-se e conseguiu, por meio de “vaquinha” divulgada nas redes sociais, juntar dinheiro e bancar a passagem aérea de volta à capital federal um dia depois, a tempo de estar em quadra para a semifinal. Ou seja, a pivô ficou de fora apenas das quartas.

Nando enfatiza poderio da equipe sul-mato-grossense, um dos destaques do país há muito tempo

“A gente leva histórias marcantes e engraçadas das competições, dá até para escrever um livro”, brinca o técnico Nando. “Desta vez, a Thaynara precisou ir ao casamento da irmão, não tinha como faltar por ser um familiar bem próximo. Ela ficou até umas três horas da manhã na festa e logo em seguida, às cinco horas, embarcou de volta a Brasília e chegou a tempo de disputar a semifinal”, explica treinador.

O empenho valeu a pena, já que Thaynara fez um dos gols cruciais da vitória sobre o IESB (DF), por 2 a 1, na semifinal. A mobilização virtual reuniu amigos, colegas, familiares e até mesmo pessoas desconhecidas, que fizeram o tão conhecido PIX na conta bancária do time. “Talvez se ela não tivesse voltado, a gente não teria chegado à final, porque a semifinal foi ‘pegadíssima’”, completa Nando.

Camisa 9, Thaynara protagonizou a principal história de bastidores do time nos JUBs 2021

O futsal feminino da UCDB representou Mato Grosso do Sul com as seguintes atletas: Amanda Santana, Ana Beatriz Santos, Bruna Elisbão, Clara Nunes, Jessyka Almeida, Johana "Jhow" Alencar, Kamila Lobo, Karolina Diniz, Luana França, Sophia Macedo, Thais Fragoso e Thaynara Recaldes. O comando técnico foi de Luiz Fernando Borges Daniel (Nando), auxiliado por Wellen da Silva.

“Chuva” de medalhas

Ao todo, a delegação sul-mato-grossense retornou para casa com 19 medalhas conquistadas, sendo seis de ouro, sete de prata e seis de bronze. Os atletas sul-mato-grossenses foram ao pódio no atletismo paradesportivo, wrestling (luta olímpica), tênis de mesa, tênis, karatê, judô, handebol, futsal, xadrez, basquete e voleibol. A equipe do estado foi composta por 124 atletas, que disputaram 13 modalidades individuais e coletivas.

Foram representadas na competição nacional cinco instituições de ensino superior do estado: Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran) - matriz e capital, Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande (FESCG), Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Os JUBs Brasília 2021 reuniram mais de 3,5 mil atletas de 271 instituições de ensino superior, das 27 unidades federativas.

Confira todas as galerias de foto:

Dia 1 – 12/10

Dia 2 – 13/10

Dia 3 – 14/10

Dia 4 – 15/10

Dia 5 – 16/10

Dia 6 – 17/10

Texto e fotos: Lucas Castro, Fundesporte

social aqui