29 de Março de 2024 | 02:58
Campo Grande
-->
Noticia de: 14 de Outubro de 2021 - 07:00
Fonte A - A+

Infovia Digital: começa período de consulta pública para projeto inovador em Mato Grosso do Sul

Teve início na quarta-feira (13) o período para consulta pública do Projeto de Parceria Público-Privada (PPP) Infovia Digital, desenvolvido pelo Escritório de Parcerias Estratégicas (EPE) e que disponibilizará o serviço de transporte de dados de alta velocidade por meio de uma infraestrutura de rede de fibra óptica a todas as unidades administrativas do Governo do Estado.

Conforme publicação no Diário Oficial do Estado (DOE), assinada pelo secretário de Estado de Fazenda, Felipe Mattos, os documentos relativos ao projeto estarão disponíveis, na íntegra, no site do EPE, no endereço www.epe.segov.ms.gov.br

As sugestões e contribuições que possam surgir para o aprimoramento do projeto serão colhidas até o dia 12 de novembro, quando se encerra o prazo da consulta. 

É imprescindível que as colaborações estejam devidamente identificadas e que sejam formalizadas por meio do formulário disponível também no site do EPE e encaminhadas ao email epe@segov.ms.gov.br.  

Entre os benefícios da Infovia Digital estão a implantação de 6.950 quilômetros de rede de fibra óptica, wi-fi gratuito e televigilância para 129 praças públicas, monitoramento baseado na tecnologia de reconhecimento óptico de caracteres em rodovias estaduais, 15.000 ramais IP (sistema de telefonia digital que utiliza protocolo de internet para transmitir voz), e a construção do Centro de Operações de Rede (COR) em Campo Grande. 

Com o projeto será disponibilizado serviço de transporte de dados de alta velocidade por meio de uma infraestrutura de rede de fibra óptica de alta capacidade a todas as unidades administrativas do Governo do Estado nos 79 Municípios, abrangendo toda a rede estadual de ensino e saúde e todas as unidades de segurança pública, entre outras repartições.

Para o coordenador do projeto, Rédel Furtado Neres, os benefícios da Infovia Digital serão de grande magnitude para o Estado, ao proporcionar redução significativa de custos proporcionais de serviços de telecomunicações, inclusão digital, bem como aumento da competitividade do Estado. "Teremos o aumento da velocidade média de transmissão de dados por ponto, subindo de 6 Mbps contratados atualmente para 30 MBps efetivos, e o aumento da capacidade total contratada saindo dos atuais 13,7 Gbps para 350 Gbps".

Luciana Brazil, EPE.

social aqui