Maracaju

Escola Municipal Maria Timira realiza evento sobre Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é uma data instituída nacionalmente para relembrar a história e comemorar as conquistas dos negros



Imagens do facebook




Com o objetivo de promover a valorização da Cultura afro-descendente, a escola Municipal Maria Timira dos Santos Borba, localizado no bairro Pedra Bonita, realizou a culminância do projeto consciência negra. O evento aconteceu na manhã deste sábado (20), data que marca as atividades em memória de Zumbi dos Palmares, líder quilombola e referência na luta contra a escravidão com o “Dia nacional da Consciência Negra”. O evento contou com apoio da prefeitura através da gerência Municipal de educação.

Os estudantes da escola, orientados pelos professores, desenvolveram atividades com o tema Consciência Negra. Foram realizadas apresentações culturais e artísticas, desfile Afro brasileiro, poemas, exposição dos trabalhos dos alunos, capoeira realizado pela professora Rozilene Bernardino Cavallo e para finalizar uma comida típica da cultura, uma deliciosa feijoada.

O Dia da Consciência Negra é uma data instituída nacionalmente para relembrar a história e comemorar as conquistas dos negros. Este evento resgata a cultura Negra e mostra que o povo brasileiro é constituído por várias raças, vários tons e o negro é um deles.

A diretora da escola professora Rilvanda Souza Matoso, falou do trabalho desenvolvido. "Nas últimas semanas, o trabalho na escola foi intenso, com empenho e o enorme esforço de todos. As atividades envolvendo todos os alunos da escola em sala de aula, o dia de hoje está sendo dedicado a comunhão das raças, a diversidade que o nosso país tem e a paz no mundo. A diversidade é um exemplo de transporte podem viver em união e paz". finalizou  Rilvanda.

O evento foi também um momento de reflexão sobre a atual condição do negro na sociedade brasileira, bem como a discriminação e o preconceito ainda testemunhado pelo cidadão brasileiro.

 

*Itaporã Agora*