28 de Março de 2024 | 21:24
Campo Grande
-->
Noticia de: 19 de Junho de 2021 - 06:14
Fonte A - A+

Cobertores de campanha do Governo do Estado já chegam aos lares de famílias de Campo Grande

A poucos dias da chegada oficial do inverno, o Governo do Estado deu início a entrega dos primeiros cobertores de 80 mil comprados com recursos estaduais para serem entregues às famílias sul-mato-grossenses em situação de vulnerabilidade.

Duas famílias residentes no Jardim Noroeste, que participam do Programa Rede Solidária, foram as primeiras a receber os cobertores da ação realizada em Campo Grande e que deve se repetir nos próximos dias nos 79 municípios do Estado. 

Mãe de Eduardo de 12 e Fernanda de 9 anos, a autônoma Jéssica Tatiane de Souza (foto capa), apontou as ações sociais desenvolvidas pelo Governo como fundamentais para as famílias carentes. “É gratificante né? Às vezes a gente não tem nenhum dinheiro para comprar e isso ajuda bastante a gente. Que o governador Reinaldo possa continuar com esses projetos, não só ele, mas quem ajuda ele. Que ele continue ajudando e levando isso para outras regiões como o Jardim Noroeste. E esse cobertor vai ajudar bastante, principalmente o Eduardo que ama uma coberta”, afirma.

Leirilane com os três filhos

Aos 27 anos, Leirilane Silva Rojas é mãe de Christian, 11 anos, Jorge Miguel, 7 anos, e Vinícius Guilherme, 4 anos. Ao receber o cobertor, ela destacou a importância das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado para ajudar famílias como a dela. 

“Assim como os cursos do Rede Solidária que já fiz, como de panificação, e costura que estou fazendo agora, as aulas que os meninos fazem lá, e agora o cobertor é uma ajuda bem-vinda. Agradeço ao governador e a todas as pessoas que ajudam os que precisam”.  

As entregas realizadas em visita a essas famílias pela secretária de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Elisa Cleia Nobre, marcam o início da distribuição dos cobertores adquiridos pelo Governo do Estado que serão destinados à população pelos gestores municipais. 

“Como gestora isso é gratificante. Não é só a parte administrativa que interessa pra gente, mas especialmente essa parte de contato com as famílias, em que a gente vê esse resultado diretamente na vida das famílias. Então, quando você entrega um benefício social, quando entrega um cobertor, você sabe que isso está impactando diretamente nas famílias que precisam. Isso enche nosso coração de alegria, dá um senso de dever cumprido de saber que aquilo que você trabalha dentro de uma sala está se materializando na vida das pessoas por meio dessas entregas”, destaca. 

Realizada anualmente pelo Governo do Estado, a entrega faz parte da campanha Aqueça uma Vida, que com a ação de 2021 passa a contabilizar 410 mil cobertores entregues para a população carente do Estado. Devido ao cenário de pandemia, desde o ano passado a distribuição aos municípios segue todos os protocolos de segurança e de prevenção ao contágio pela Covid-19. 

Governador Reinaldo Azambuja, acompanhado da primeira dama Fátima Azambuja, secretária Elisa e prefeito de Terenos, Henrique Wancura Budke (foto: Chico Ribeiro)

O governador Reinaldo Azambuja acompanhou de perto o início da distribuição dos cobertores aos municípios na manhã da última quinta-feira (17). “Começamos a entrega dos cobertores aos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. São peças que vão atender indígenas , assentados e comunidades do Estado com famílias mais vulneráveis.  É mais uma ação do Estado atendendo as demandas da população, em parceria com as cidades sul-mato-grossenses", ressaltou. 

Com recursos do Fundo de Investimento Social (FIS), foram 80 mil unidades adquiridas, totalizando um investimento de R$ 2.671.200,00. Cada unidade saiu por R$ 33,39, entregues pela empresa Altomax comércio de meias e cobertores, importação e exportação Eireli. O cobertor é do tipo casal, sendo o material de manta em microfibra, 100% poliéster, com medida mínima de 1,80 x 2,20 e gramatura mínima 190 g.

De acordo com a Sedhast, a distribuição entre os municípios segue os seguintes critérios: é proporcional ao número de famílias em situação de vulnerabilidade social, de extrema pobreza, de acordo com Cadastro Único (CadÚnico); distribuição por porte do município; e presença de população indígena no território conforme dados do IBGE 2010 e o Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul, considerando também o porte municipal. A partilha foi deliberada pelo Conselho Estadual de Assistência Social de MS (CEAS) e pactuada na Comissão Intergestores Bipartite da Assistência Social de MS (CIB).

Mireli Obando, Subcom

Foto: Monique Alves, Sedhast

social aqui