Política e Transparência

Segurança na fronteira: Nelsinho Trad convoca reunião para doação de helicópteros para o Paraguai

Helicópteros serão utilizados para policiamento da fronteira






Nesta quarta-feira (20), deve ocorrer uma reunião do Parlasul (Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul) para definir a doação de dois helicópteros para o Paraguai proteger a fronteira com o Brasil. O encontro foi convocado pelo presidente do colegiado, senador sul-mato-grossense Nelsinho Trad (PSD).

A transferência das aeronaves é prevista no Projeto de Lei nº 331/2020. Conforme o projeto, as aeronaves serão utilizadas para o policiamento na fronteira entre os dois países. A área é de 1,3 milhão de quilômetros quadrados entre o Brasil e o Paraguai.

Os helicópteros são do modelo Bell 412, de fabricação norte-americana e atualmente pertencem à Polícia Federal. As aeronaves são utilizadas no Brasil para transporte de equipes e serão doadas no estado atual.

Vale lembrar que o transporte da aeronave será realizado pela Polícia Federal, que também deve arcar com o custo estimado em R$ 103,6 mil. Na mesma ocasião devem ser debatidas mensagens de acordos internacionais.

Entre eles, está a Mensagem nº 508/2019, que propõe o fim da cobrança de roaming internacional no bloco do Mercosul. Roaming é a cobrança na utilização de serviços móveis quando a pessoa está fora da área de cobertura da operadora. Em 2019, o Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai assinaram o acordo.