Mundo

Vale conclui resgate dos 39 trabalhadores na mina Totten, no Canadá

Os 39 funcionários da Vale ficaram presos no poço, que tem profundidade entre 900 e 1.200 metros



Vale conclui resgate dos 39 trabalhadores na mina Totten - Foto: Reprodução




A empresa Vale, atualizou na manhã de hoje (29), o número de pessoas resgatadas do incidente na mina Totten, no Canadá. A mineradora anunciou por meio de nota que os 39 trabalhadores já foram resgatados e todos passam bem. O incidente aconteceu na tarde de domingo (26), quando uma pá escavadeira que estava sendo transportada no acesso à mina subterrânea se desprendeu, bloqueando a saída.

Em nota, a empresa informou que os empregados estavam na mina para o turno de domingo, quando danos ao eixo tornaram o sistema de transporte usual (espécie de elevador) inoperante. Os empregados saíram da mina com o apoio da equipe de resgate da Vale por meio de um sistema de escada de saída secundária.

O Presidente da Vale de Sudbury, Eduardo Bartolomeo, parabenizou as equipes de resgate e anunciou o início de uma investigação sobre o ocorrido. “Trazer nossos 39 empregados seguros e saudáveis para casa era nossa principal prioridade e estamos felizes que nosso plano de emergência funcionou para conseguirmos esse resultado. Todos estão seguros agora e merecem nosso profundo respeito pela perseverança”, afirmou.

A mina Totten fica localizada a 35 quilômetros a oeste de Sudbury, cidade da província de Ontário, no Canadá. Os 39 funcionários da Vale ficaram presos no poço, que tem profundidade entre 900 e 1.200 metros.