09 de Maio de 2021 | 10:16
Campo Grande
-->
Noticia de: 19 de Abril de 2021 - 07:00
Fonte A - A+

PMA de Bela Vista captura em fazenda primata fêmea da espécie bugio com características de ser domesticada

O proprietário de uma fazenda, localizada a 45 da cidade, acionou os Policiais Militares Ambientais de Bela Vista porque um primata da espécie bugio (Alouatta caraya) apareceu nas proximidades da sede de sua propriedade.

O produtor rural afirmou que o animal era manso e ele suspeitava que fosse domesticado. Uma equipe foi à fazenda e percebeu que o bugio era totalmente dependente da presença humana e tinha características de ter sido criado por muito tempo em cativeiro. A única história que havia no local, mas que não foi confirmada pelos Policiais, era de que o primata teria sido criado por uma mulher na cidade de Bela Vista, que foi embora, porém o esposo teria soltado o bicho na região.

Os Policiais acharam por bem realizar a captura do animal, por perceber que ele teria dificuldades em viver na natureza, sem treinamento anterior para sua reintrodução. A equipe capturou facilmente o bugio, uma fêmea, que foi colocada em uma caixa de contenção e será encaminhada para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) em Campo Grande, que decidirá sobre sua reintrodução no habitat.

social aqui