29 de Março de 2024 | 01:15
Campo Grande
-->
Noticia de: 18 de Maio de 2016 - 15:10
Fonte A - A+

Guarda Civil Municipal divulga o balanço de ações do 1° trimestre

GM efetuou mais de 22 mil procedimentos no último trimestre

PMCG/ Divulgação

PMCG

A Guarda Municipal de Campo Grande efetuou neste primeiro trimestre, um total de 22.128 procedimentos que inclui as tarefas destinadas aos guardas municipais de Campo Grande. Os levantamentos são dos serviços das Bases Regionais, Base de Trânsito, Vídeo Patrulhamento e Patrulha Maria da Penha.

A Prefeitura de Campo Grande mantém efetivo da Guarda Municipal trabalhando nas sete regiões da Capital. Anhanduí, Bandeira, Centro, Imbirussu, Lagoa, Prosa, Segredo e a Unidade de Trânsito.

Para o secretário Municipal de Segurança, Luidson Noleto, os trabalhos da Guarda foram tabulados durante três meses e apontou o bom desempenho dos guardas municipais. “Todo trabalho é registrado e tabulado estatisticamente visando a análise e desempenho da instituição com a finalidade de prestar conta à população e serve também para nortearmos novas ações futuras. Esta recomendação vem do prefeito Alcides Bernal para todos nós secretários. Com este trabalho nós ficamos mais próximos da população e podemos trocar informações e prestar um serviço de segurança pública de qualidade”, comenta.


Rondas são realizadas em locais com maior fluxo de pessoas

Durante o trimestre nestas sete Regiões foram realizadas 10.843 rondas. Normalmente estas rondas são feitas nas Escolas Municipais, Centro de Educação Infantil (Ceinfs), Praças Públicas, Terminais de Ônibus, Prédios Públicos da Prefeitura de Campo Grande e ações no trânsito. Boletins de Atendimento no trimestre foram 997 e boletins de ocorrências foram 203.

Entre boletim de atendimento, de ocorrência, ordens de serviços, pessoas abordadas e apoio às forças foram registrados 2.432 procedimentos pelos integrantes da Guarda Municipal.

As incidências por tentativas de crimes foram 195. Nessas incidências incluem desacato, dano ao patrimônio público, furto, roubo, posse de tráfico, crimes de trânsito, violência doméstica e outros.

A atuação da Guarda Municipal na Patrulha Maria da Penha no trimestre realizou 1.097 visitas. Essas visitas ocorridas nos meses de fevereiro, março e abril, são para atendimento e proteção às mulheres vítimas de violências domésticas. A Guarda Municipal para cumprir a medida protetiva faz quatro visitas. Primeira, segunda, terceira e outras visitas especiais.


Ações são preventivas


O Núcleo de Fiscalização de Trânsito (NFT) atuou no trimestre com ações e apoio das outras bases, forças, e nas blitz em conjunto com a Agência Municipal de Trânsito (Agetran). O total de rondas e ações realizadas pelo NFT foi de 1.587, no trimestre.

Os Guardas Municipais do NFT no trimestre atuaram no trânsito e foram responsáveis pela retirada da circulação de veículos sem condições de uso, conforme o código de trânsito exigência do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS). Ao todo foram removidos para o pátio de Detran/MS 611 veículos e emitidos autos 4. 163 de infração.

O secretário considera as 4.163 infrações emitidas pela Guarda Municipal em parceria com os agentes de trânsito e Polícia Militar necessária para coibir certas irregularidades cometidas por motoristas no trânsito. “Foram notificados casos como: uso de celular ao volante, falta do uso do cinto de segurança, desrespeito à sinalização, falta de uso do capacete, além do uso indiscriminado de álcool. Essas ações são preventivas para redução de acidentes”, frisa o secretário.

De acordo com o secretário Municipal de Segurança Pública, major Luidson Noleto todas as ações tem viés preventivo. Sendo que as rondas são planejadas para dar suporte ao plano emergencial de proteção às escolas e monitorar os espaços públicos. “A Guarda Civil Municipal passa por um intenso processo de profissionalização que visa estabelecer intervenções voltadas para o principio de polícia de proximidade, também conhecida como polícia comunitária. Nosso objetivo e aproximar o agente público da comunidade”, finaliza.

social aqui