Geral

Governo de MS vê retorno de 100% dos alunos às salas em breve e descarta exigência de carteirinha de vacinação

Presidente do Prosseguir avalia que há uma tendência para a volta à normalidade



Presidente do Prosseguir, Eduardo Riedel, avaliou cenário em MS - Henrique Arakaki / Midiamax




O Governo de Mato Grosso do Sul avalia que o retorno presencial de 100% dos alunos às salas de aula na rede estadual deve acontecer em breve. Já num cenário próximo em que a maioria da população estará vacinada contra covid, o Estado descarta obrigar estabelecimentos a exigirem algum tipo de comprovação de imunidade.

Para o secretário estadual de infraestrutura e presidente do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia), Eduardo Riedel, há uma tendência para a volta da normalidade. "O avanço da vacinação e diminuição do índice de internações é uma tendência. Aí podemos tirar restrições de lotação e de horário", pontuou, durante apresentação do novo mapa de risco do Prosseguir, na manhã desta terça-feira (10).

Ainda conforme Riedel, o caminho para as escolas é igual ao das demais atividades, que segue critérios de limites de lotação de acordo com a classificação do município pelo Prosseguir. "Tivemos progressão grande [na maioria das cidades], o que aumenta a lotação de alunos em sala de aula e é importante que isso aconteça [de forma gradual], pois existe uma insegurança muito grande. A restrição de lotação nesse 1º momento  foi muito saudável para conquistar a confiança perdida ao longo desses 1 ano e meio", avaliou o secretário.

Novo momento

Com o avanço da vacinação e a flexibilização de várias restrições, o novo momento também exige novas posturas. Entretanto, Riedel garantiu que esses novos protocolos serão ditados pelo próprio mercado.

"O que deve acontecer é que o próprio mercado vai começar a buscar critérios de biossegurança. O empresário pode testar na entrada ou exigir um comprovante de teste negativo ou de vacinação [para covid]. Isso é uma condição para o mercado e não pública e definida pelo governo", disse.

Dessa forma, Riedel acredita que não existirá uma definição de exigir que seja apresentada uma carteirinha de vacinação para frequentar estabelecimentos e o posicionamento de MS como 1º lugar de vacinação vai agilizar esse processo. "Grande avanço é a abertura de maneira geral do mercado", concluiu.

Novo mapa do Prosseguir

Campo Grande manteve a bandeira vermelha no novo mapa do Prosseguir, enquanto que outras 34 cidades melhoraram de classificação.

Mato Grosso do Sul tem a maioria das cidades com a bandeira laranja, ao todo são 34 municípios com classificação de risco médio. Mesmo com o avanço da vacinação, ainda há 24 cidades com a bandeira vermelha, que representa alto risco para a transmissão da covid. 

O Prosseguir ainda divulgou que há 21 cidades com classificação amarela, o que representa risco tolerável. O presidente do comitê gestor do Prosseguir, Eduardo Riedel, comenta que, no geral, o cenário é de melhora nos indicativos da pandemia em Mato Grosso do Sul. Riedel explica que não há nenhum município que chame a atenção com indicadores ruins.