Policial

Núcleo de Crimes Cibernéticos mira golpes que cresceram durante a pandemia

Órgão do MPMS vai auxiliar na apuração de delitos praticados pela internet



Foto Ilustrativa




O MPMS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) criou o Nucib (Núcleo de Crimes Cibernéticos). A unidade, instituída no âmbito do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais e do Controle Externo da Atividade Policial, vai auxiliar no combate aos delitos praticados pela internet, como invasões de contas e estelionato.

Conforme resolução publicada no Diário Oficial do MPMS desta terça-feira (10), assinada pelo procurador-geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Larcerda, o objetivo é promover o enfrentamento aos “crimes praticados por meio cibernético ou aqueles para os quais há necessidade de obtenção de elementos probatórios em meio digital”.

Ao adotar a medida, o órgão ministerial levou em consideração o crescimento dos golpes perpetrados pela rede de computadores, principalmente em razão da crise sanitária provocada pelo Coronavírus (Covid-19). Tais delitos atentam contra a Justiça, contra o patrimônio, contra a intimidade, privacidade e honra, motivo pelo qual exigem atenção especializada.