Geral

Mortes por Covid em idosos de MS caíram mais da metade em quase seis meses de vacinação

Vacinas evitam infecção e caso ocorra, previnem o agravamento da doença



Letalidade da Covid-19 em idosos caiu 5,8% em seis meses no Estado. - Foto: Leonardo de França | Jornal Midiamax.




Após quase seis meses de vacinação, as mortes de idosos por causa da Covid-19 caíram 51% em Mato Grosso do Sul. Em todo o Estado, 254.553 pessoas a partir de 60 anos foram imunizadas com a primeira dose contra Covid-19, até esse sábado (12).

O público é prioritário para imunização por causa do risco da Covid-19 e agravamento da doença. Assim, as vacinas evitam a infecção por coronavírus e caso aconteça, os imunizantes previnem o agravamento do quadro clínico e evolução para morte.

Então, com a aplicação das vacinas nesse público, a letalidade da Covid-19 neles caiu 5,8% em seis meses. Nos 10 primeiros dias de dezembro, 11,3% dos idosos infectados por coronavírus morreram.

Naquele período foram 1.620 infectados e 183 idosos faleceram. Após vacinação, nos 10 primeiros dias de junho, a letalidade da doença no público é de 5,5%.

De acordo com o Painel Mais Saúde, nos 10 primeiros dias deste mês 1.478 idosos foram infectados por coronavírus. Desses, 81 não resistiram e morreram.

MS é líder nacional na vacinação contra Covid-19. De acordo com o Consórcio de Imprensa é o estado que mais aplica primeiras doses. Confira a vacinação de idosos por faixa etária em MS, de acordo com atualização das 10h50.