Geral

Pacientes ficam reféns de único mamógrafo no Centro de Atendimento à Mulher em Dourados

A situação tem atrasado exames e acumulado pacientes na fila de espera.



Pacientes ficam




Atendendo em média 600 mulheres ao mês, o único mamógrafo do CAM (Centro de Atendimento à Mulher) em Dourados vive precisando de manutenção. A situação tem atrasado exames e acumulado pacientes na fila de espera.

Na manhã desta sexta-feira (22) o Dourados Newsvisitou o local e constatou que o equipamento de diagnóstico de câncer na mama voltou a funcionar ontem (21). O mamógrafo ficou parado cerca de uma semana e meia, o que provocou um atraso a mais de 240 procedimentos. 

Segundo a coordenadora da unidade, Lucivane Teixeira Figueiredo, o equipamento tem capacidade para operar até 20 exames por dia, dez pela manhã e outros dez a tarde. Porém, a realidade é bem diferente. São cerca de 30 mulheres atendidas ao dia, o que tem sobrecarregado a máquina causando problemas por superaquecimento. 

“O mamógrafo emite quatro raios de análise a cada atendimento e por conta do excesso de pacientes acaba superaquecendo a máquina. Aqui mesmo nós deixamos o ar condicionado na temperatura mais fria para garantir que ela permaneça refrigerada”, disse acompanhada do técnico que opera o dispositivo.

Lucivane contou que no ano passado a situação deixou o equipamento parado três vezes. Ela garante que o tempo de espera não supera duas a três semanas. 

“A manutenção até que é rápida. Quem faz é um pessoal de Campo Grande. Agora, quando precisa de peça, acaba demorando um pouco mais porque não temos aqui em Mato Grosso do Sul”, explicou. 

Ela disse que desta vez o mamógrafo ficou parado durante uma semana e meia. Com isso a fila de pacientes atrasou e agora o sistema de regulação interno do CAM está realizando as chamadas das mulheres cadastradas para o exame. 

Conforme a coordenadora, o maior gargalo é o fato de Dourados precisar atender a demanda dos outros 34 municípios da região. Segundo ela, pacientes douradenses são minoria no quadro de agendamentos. Às vezes ocorrem também situações emergenciais, que acabam atrasando ainda mais a fila.

Para os agentes da unidade especializada, outra máquina de mamografia resolveria o problema. 

NA SECRETARIA

Dourados News buscou contato com a secretária de saúde Berenice de Oliveira Machado, que se comprometeu a verificar se a aquisição de um novo mamógrafo está entre as prioridades de compra da pasta. 

Segundo a servidora, nomeada na edição de ontem do Diário Oficial, projetos estão sendo criados para o Ministério da Saúde e será incluída a aquisição de um novo equipamento de mamografia. 

Apesar disso, Berenice afirmou que não há excesso de atendimento e que os problemas do equipamento não são causados pela demanda de exames.

PEDIDO

A coordenadora do CAM aproveitou a oportunidade para solicitar que pacientes que estiverem aguardando a chamada para o exame atualizem os dados do cadastro do SUS imediatamente. 

Na tentativa de acionar a paciente, acontece em vários casos do telefone não estar atualizado e não ser possível a chamada daqueles já estavam em espera. 

A atualização pode ser feita diretamente na unidade básica de saúde onde a paciente estiver cadastrada.