28 de Março de 2024 | 08:13
Campo Grande
-->
Noticia de: 07 de Agosto de 2020 - 11:55
Fonte A - A+

MS é o 1º lugar no ranking nacional de transparência sobre coronavírus

O Estado de Mato Grosso do Sul avançou no ranking de transparência em relação às informações do coronavírus e, agora, ocupa o primeiro lugar na lista dos estados brasileiros, segundo o levantamento da Open Knowledge Brasil.


Em uma semana, o Estado subiu 3 pontos e adquiriu a nota máxima de 100 pontos, empatando com Rondônia e Espírito Santo. A evolução de Mato Grosso do Sul é resultado das mudanças na divulgação do microdados, na plataforma Mais Saúde, assim como a possibilidade de baixar o arquivo em formato Excel, ajustável à necessidade da informação, seja por parte da população como da imprensa.

“Desde o começo nossa prioridade é apresentar à população informações verdadeiras e precisas sobre a doença, porque apenas assim conseguiríamos combater de forma assertiva a doença no Estado”, afirma o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende.

Para secretário Riedel, o avanço no ranking revela comportamento do Governo na transparência das ações em relação à doença
Foto: Saul Schramm

Do mesmo modo, o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, comemora os resultados e fala sobre a importância do resultando diante do trabalho desenvolvido pelas partes envolvidas na divulgação dos dados. "A transparência é uma prioridade do nosso governo inclusive durante a pandemia. Temos nos esforçado ao máximo para que todas as nossas ações, compras emergenciais, medidas e informações sejam disponibilizadas de maneira rápida para a população e esse constante avanço no ranking é a prova disso".

Vale destacar que nos dois últimos relatórios a OKBR elevou os critérios de avaliação e a mudança na metodologia aumentou a exigência das informações. A OKBR, também conhecida como Rede pelo Conhecimento Livre, é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e apartidária que atua no país desde 2013. A rede desenvolve e incentiva o uso de tecnologias cívicas e de dados abertos.

O Índice de Transparência da Covid-19 é uma iniciativa para avaliar a qualidade dos dados e informações relativos à pandemia do novo coronavírus publicados pela União e pelas unidades da Federação nos portais oficiais.  

MS avançou 3 pontos e hoje ocupa o primeiro lugar no ranking nacional

 

social aqui