Policial

Delegacias cumprem mandados contra quadrilha especializada em furto de gado em MS

Investigações tiveram início após furto de 32 novilhas



Foram cumpridos mandados de busca e apreensão - (Divulgação, PCMS)




Nesta quinta-feira (6), equipes da Polícia Civil de todo o Estado realizaram a Operação Campo Limpo, cumprindo mandados de busca e apreensão contra uma quadrilha especializada em furto de gado. As ações ocorreram em várias cidades de Mato Grosso do Sul, após investigações sobre o furto de novilhas em Paraíso das Águas, cidade a 277 quilômetros de Campo Grande.

Conforme as informações da Polícia Civil, a operação tem como objetivo garantir o patrimônio e a segurança dos produtores, trabalhadores e da população que reside ou trabalha onde são desenvolvidas atividades rurais. A ação contou com o apoio técnico da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) para aferir a regularidade sanitária das propriedades vinculadas às pessoas suspeitas.

As investigações iniciaram em Paraíso das Águas, após o registro de furto de 32 novilhas nelore, com idades entre 15 e 24 meses, entre os dias 17 e 18 de janeiro de 2021. Ainda de acordo com a polícia, há evidências de que existe uma estrutura organizada e dedicada à pratica dos crimes de abigeato em toda região norte de Mato Grosso do Sul.

Ao todo, 31 policiais civis, entre delegados, investigadores e escrivães das unidades envolvidas nas investigações cumpriram mandados para a apreensão de material e documentos probatórios, contra os suspeitos de integrarem ou cooperarem com uma quadrilha.

Atuaram na operação equipes das 12 delegacias regionais que compreendem o DPI (Departamento de Polícia do Interior), Deleagro (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato), Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado), entre outras unidades. Os mandados foram todos expedidos pela 2ª Vara da Comarca de Chapadão do Sul.