02 de Dezembro de 2020 | 17:46
Campo Grande
-->
Noticia de: 25 de Março de 2020 - 13:00
Fonte A - A+

COVID-19: Médico do Detran-MS alerta sobre higienização de veículos

Diante da situação sanitária história e mundial pela qual passamos, com várias medidas sendo adotadas como garantia de prevenção contra o novo coronavírus (Covid-19) vale ressaltar que a higienização das mãos é extremante necessária, mas a limpeza e desinfecção dos veículos, para aqueles que têm a necessidade de se locomover, é imprescindível.

 “O ideal é que ele fique estacionado, porque a orientação é não sair de casa, mas sabemos que existem pessoas com necessidades inadiáveis de sair e por isso devemos buscar a higienização segura dos nossos veículos”. A observação é do médico especialista em Medicina de Tráfego, do Trabalho e pneumologista, Amaury do Lago Prieto.

Para essa limpeza geral, o médico não foge à regra: “álcool gel!”. Quando entrar no veículo e ao sair dele, os cuidados precisam ser os mesmos.

Segundo ele, é preciso higienizar principalmente as partes que são tocadas pelo motorista. “Maçanetas, câmbio, volante, botões de retrovisores, de vidros, alavancas de freio e até mesmo aquela tela multimídia que alguns possuem, todas essas partes precisam estar bem limpas”, explicou o médico.

O médico lembra que em meio a essa crise, carregar o vidro de álcool gel no carro é a maior defesa, “principalmente se tiver contato com outras pessoas, como é o caso dos motoristas de aplicativos ou mesmo os profissionais da saúde”, enfatizou.

Outro cuidado importante com relação aos veículos, é o ar condicionado. Para ele, o ideal é manter regulado de maneira que haja a troca do ar interno com o ar externo ao veículo. Principalmente se houverem outras pessoas a bordo do carro.

Os mesmos cuidados devem ser tomados pelos motociclistas, que devem usar o álcool gel para limpar as luvas e manetes da motocicleta, retrovisores, chaves e capacete.

Em tempos de quarentena, o ideal é que todos permaneçam em casa, mas como existem momentos que exigem nossa saída, a prevenção é a maior arma contra a doença. Essas e outras dicas importantes podem ser encontradas nas redes sociais do Detran-MS.

 

Vivianne Nunes – Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS)

Foto: Arquivo

social aqui